26 de julho de 2022
DIOCESE

Diocese celebra sua Padroeira Senhora Sant’Ana

Pascom Diocesana

A Diocese de Caetité celebrou hoje a festa da sua padroeira, Senhora Sant’Ana. O dia começou com alvorada festiva e celebração solene na catedral de Sant’Ana, em Caetite. No fim da manhã, uma missa campal, foi celebrada em frente a Catedral.

Composta por 35 municípios e 38 paróquias, toda Diocese de Caetité se uniu na fé para celebrar sua padroeira. Na praça da Catedral, em Caetité, milhares de pessoas das mais diversas paróquias, renderam graças à Senhora Sant’Ana.

Depois de nove dias de celebração, a missa festiva de hoje, que teve a participação do Bispo Diocesano Dom José Carvalho, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes.

Durante a homília, Dom Josafá destacou a importância de Sant’Ana para a igreja e de como ela e seu esposo, Joaquim, criaram a bem-aventurada virgem Maria, mãe de Jesus. Também recordou uma fala do Papa Francisco, na jornada dos avós: “Tudo que a árvore tem de florido e de frutífero, vem do que está soterrado, vem das raízes. As nossas raízes vem dos nossos avós”.

Ele completou dizendo que “as raízes da nossa salvação estão nos pais de Nossa Senhora, nossa avó Senhora Sant’Ana”. O bispo finalizou a reflexão lembrando a história de devoção à Senhora Sant’Ana nas terras sagradas do sertão.

Milhares de fiéis e religiosos das Diocese de Caetité, Livramento de Nossa Senhora e Vitória da Conquista participaram da celebração. Hoje, as quatro da tarde, ainda acontece a procissão pelas ruas da cidade encerrando os festejos de Senhora Santa’Ana na cidade.