17 de maio de 2021
DIOCESE

Diocese de Caetité celebra Dia Mundial das Comunicações Sociais

Por Pascom Diocesana

Refletir a realidade da comunicação e a atuação dos comunicadores católicos e não católicos é o objetivo do Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado neste domingo (16) pela Igreja. A 55ª edição teve como tema “Vem e verás” (Jo 1, 46) e lema “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

Dia Mundial das Comunicações Sociais
Momento de adoração ao Santíssimo também foi realizado em Malhada de Pedras. Foto: Pascom

O dia celebrativo acontece sempre no domingo da Ascensão do Senhor e, nas paróquias da Diocese de Caetité, foi celebrado em clima de festa pela Pastoral da Comunicação (Pascom). Em Malhada de Pedras, os agentes da Pascom receberam uma benção ao final da celebração Eucarística.

Em Palmas de Monte Alto, agentes da Pascom se reuniram durante a semana para estudar e refletir a mensagem do Papa para este dia. Nas paróquias de Brumado, teve Adoração ao Santíssimo. Um momento de rezar pelas intenções da comunicação.

Hora Santa pela comunicação em Brumado. Foto: Pascom

Em vídeo divulgado neste domingo nas redes sociais, o bispo Dom José Roberto Silva Carvalho parabenizou a atuação dos agentes da Pascom em toda a diocese. “A Pascom tem crescido muito neste tempo de pandemia, nos ajudando na obra de evangelização. Nosso agradecimento a todos os comunicadores, que usam da comunicação para o anúncio da verdade”, destacou o bispo.

Mensagem do Papa

Na mensagem divulgada pelo Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Pontífice fala de temas da atualidade, como as vacinas contra a covid-19, convoca os comunicadores a gastarem sola dos sapatos e enaltece a coragem dos jornalistas na denúncia de guerras e perseguições. O Santo Padre também assinala a importância da comunicação digital e destaca o valor da experiência pessoal para noticiar a realidade. A mensagem é divulgada sempre no dia 24 de janeiro, quando a Igreja celebra São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Confira aqui a mensagem do Papa.

Dia Mundial das Comunicações Sociais

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi celebrado pela primeira vez em 7 de maio de 1967, no pontificado do Papa Paulo VI. A data foi instituída pelo decreto Inter Mirifica e, desde então, vem sendo celebrada no domingo que antecede a Festa de Pentecostes.

O intuito é “suscitar na Igreja e no mundo uma atitude nova e salutar em relação aos instrumentos de comunicação”, destaca o documento. Para esse dia, o Papa escreve uma mensagem sobre um tema atual referente aos meios de comunicação, a qual será objeto de reflexão pela Igreja.

• Dia Mundial das Comunicações Sociais