14 de junho de 2020

Devoção: Paróquias da diocese celebram Santo Antônio

Por Pascom Diocesana

Na diocese, Santo Antônio é o padroeiro de Guanambi, Urandi e outras quatro paróquias. Foto: Pascom Guanambi

Um dos santos mais populares da Igreja Católica. Na Diocese de Caetité, são seis as paróquias que tem o seu nome como padroeiro. Santo Antônio foi celebrado neste sábado (13) com medidas de restrição em toda a diocese por causa da pandemia.

Em Guanambi, a devoção a Santo Antônio acontece há mais de 400 anos. Na trezena deste ano não teve a presença de fiéis. As celebrações foram transmitidas pelas redes sociais da paróquia e pela Rádio Educativa 106 fm. Os devotos foram convidados a rezar em casa a Ladainha e o Responsório de Santo Antônio. Na programação deste sábado teve leilão de animais e missa solene. Após a celebração, a imagem do santo padroeiro percorreu algumas ruas da cidade como sinal de benção e de intercessão.

Em Urandi, teve carreata no dia de Santo Antônio. A paróquia preparava para esse dia a inauguração da nova Igreja Matriz, que foi adiada por causa da pandemia. A celebração Eucarística foi presidida pelo padre Alessandro dos Santos. Na homilia, ele destacou a importante missão de Santo Antônio, que levava cada palavra de salvação com muito otimismo por onde andava.

Em Caraíbas, a celebração festiva contou com a presença de alguns fiéis, todos com máscaras e distantes 2 metros um do outro. Também teve carreata com a imagem de Santo Antônio.