22 de novembro de 2019
DIOCESE

Curso de teologia para Leigos da Diocese de Caetité conclui quinta etapa

Por Zenilda Carvalho/Pascom-Brumado-BA

No último dia 16 de novembro no Centro de Treinamento de Líderes – CTL, em Caetité-BA, aconteceu a quinta etapa da Escola de Teologia Pastoral para Leigos e Leigas da Diocese de Caetité em parceria com a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Educação – Campus XII – Guanambi.

Nesta etapa, após três anos de estudos, mais uma turma – nomeada Santo Agostinho – concluiu os estudos, tendo como critério final para a conclusão do curso a realização do Estágio Pastoral Supervisionado, realizado pelos alunos nas paróquias, e o Projeto de Intervenção abordando as experiências nas Pastorais em que atuam.

Em sequência, na Catedral Senhora Santana em Caetité, aconteceu a Celebração Eucarística em Ação de Graças pela conclusão do Curso de Teologia para Leigos. A celebração foi presidida pelo Pe.Izaias Afonso Silva e co-celebrada pelos padres Cleonídio Alves da Silva, José Maria da Silva, João de Souza e Pe Patrick O’Neil, havendo a participação de alunos, familiares e amigos, que juntos celebraram mais uma conquista de aprendizado e aprofundamento na fé. Em culminância da festividade houve uma confraternização com familiares e amigos dos concluintes no CTL.

Para o padre Izaias, “a formação teológica que a Diocese de Caetité oferece a todos os leigos, proporciona a oportunidade de entender de modo científico e sistemático a fé cristã, tendo a condição de explicar as razões do que crê e permitindo estar capacitado para uma melhor atuação como verdadeiro discípulo no serviço da Igreja. Além disso, o estudo organizado da Bíblia fará com que os leigos conheçam com maior profundidade a Palavra de Deus, crescendo em sua devoção e espiritualidade. Quanto mais conhecemos a Deus, através da sua Palavra, mais o amamos. Sua doutrina determinará como vivemos e o que fazemos ou deixamos de fazer” destaca Pe. Izaias.

Ele ainda pontou que “Para ter uma vida espiritual sadia e equilibrada precisamos conhecer melhor a Deus, e isso só é possível por meio do conhecimento de sua Palavra. A formação teológica é necessária a todo leigo que deseja entender e aprofundar seu relacionamento com Deus, e acima de tudo, servi-lo melhor. Especialmente para os que querem estar à frente: pregando, ensinando e influenciando outras pessoas com o seu conhecimento de Deus. Uma vez que Deus se preocupou em revelar-se ao homem, cabe agora a nós fazer uso desta revelação para nos relacionarmos com Ele. De fato, quanto mais se conhece acerca de Deus, mais nos relacionamos”.

E Ressaltou: “A preocupação que a nossa Diocese tem para com os leigos e a importância que damos ao estudo bíblico catequético é de fazermos uma formação teológica para que os nossos leigos sejam cristãos com qualidade de vida espiritual e que realize suas tarefas, principalmente na comunidade, de forma eficaz e segura.”