16 de fevereiro de 2016

Conselho Pastoral Diocesano avalia caminhada e propõe ações

Por Luan Vinicius Ferreira/PASCOM

O Conselho Pastoral Diocesano foi realizado entre os dias 12 e 14 de fevereiro, em Caetité. Foto: Luan Vinicius Ferreira/PASCOM

Avaliação, decisão, oração e metas. Realizado no último final de semana – entre os dias 12 e 14 de fevereiro – no Centro de Treinamento de Líderes – CTL – em Caetité, o CPD – Conselho Pastoral Diocesano – serviu para que líderes de pastorais e movimentos, padres, religiosos e religiosas pensarem as atividades de 2016 na Diocese de Caetité.

O encontro começou com a apresentação dos participantes, suas paróquias, e movimentos que representavam. A sexta-feira, 12, também foi aproveitada para a realização das ‘privativas’, momento em que padres, leigos e religiosas se reuniram para, em grupos, conversarem sobre a Diocese e a participação e ação de cada um na vida da comunidade Diocesana. Desafios, conquistas e projetos foram compartilhados neste momento.

Conselho Pastoral Diocesano 2016. Foto: Luan Vinicius Ferreira/PASCOM

Como espaço formativo para os participantes, após a celebração da santa missa, a manhã de sábado, 13, contou com a participação da advogada e professora Ana Míria dos Santos. Durante sua fala, a professora fez uma análise de conjuntura sócio-política-econômica do Brasil. Os participantes foram divididos em grupos, e perguntas provocaram um aprofundamento sobre questões éticas e políticas, além de se levantar reflexões sobre a participação da religião nestes questionamentos.

Na mesa, a advogada e professora Ana Míria dos Santos falando sobre conjuntura sócio-política-econômica, durante o CPD. Foto: Luan Vinicius Ferreira/PASCOM

No sábado, ainda, o Pe. Osvaldino Barbosa fez uma reflexão sobre a Cáritas Diocesana: sua reorganização na diocese, e ações das Pastorais Sociais. Partilhando as propostas de ação para a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, o Pe. José Rocha falou sobre o encontro de formação para a Campanha, realizado no mês de janeiro. Sobre o Conselho Missionário Diocesano – COMIDI, Pe. Hélio destacou que este seria um ano de reestruturação do conselho. Ficou acertado que em 2017, entre os dias 2 e 8 de janeiro, a cidade de Pindaí receberá as santas missões populares.

Ainda durante as comunicações de sábado, foi falado sobre o Projeto da Escola Fé e Política, que integrará as dioceses de Caetité, Jequié, Livramento e Vitória da Conquista, com a proposta de iniciar atividades em 2017. Na Diocese de Caetité, para impulsionar o projeto, em julho deste ano, entre os dias 29 e 31, será realizada uma aula inaugural em Caetité. No Conselho, ainda foram pensadas propostas de ações da diocese durante o período de campanha eleitoral. À noite, uma oração, dirigida pela Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz – CARP – encerrou o dia.

O último dia de CPD começou com a santa missa, celebrando os 10 anos de ordenação presbiteral dos padres Hélio e Sátiro. As comunicações do dia começaram pela Pastoral da Comunicação – PASCOM. Pe. Paulo Henrique, coordenador da Pastoral, informou sobre as novidades do site da Diocese e os encontros de formação feitos por zonais que retornarão esse ano. A Pastoral da Juventude apresentou sua nova coordenação e a meta de ativar pelo menos um grupo da PJ em cada paróquia neste triênio. Outras pastorais deram seus informes e apresentaram datas de eventos, que podem ser vistos na agenda da Diocese.

Padre Gilvan fechou o encontro realizando uma avaliação da Diocese. Foto: Luan Vinicius Ferreira/PASCOM

Agradecendo pela presença de todos, Pe. Gilvan Pereira Rodrigues, administrador diocesano, fez um levantamento sobre a diocese neste período de vacância, em que se espera pela chegada de um novo bispo. Em sua fala, pediu para que nas paróquias fosse trabalhada a temática do projeto diocesano de evangelização, que convida ao serviço: “este ano em nossa Diocese – a gente não pode se esquecer disso – se trata de defender a vida, promover a paz e alicerçar a sociedade na justiça. Por isso que a gente quer uma igreja servidora”. A benção final do encontro foi dada pelo patriarca da diocese, Monsenhor Adhemar Caroso, ordenado padre em 1957, e pela matriarca Ir. Ida Marcon.

cdp2016 (6)

Mons. Adhemar e Ir. Ida deram a benção final do encontro. Foto: Luan Vinicius Ferreira/PASCOM