14 de agosto de 2023
CONDEÚBA – SANTO ANTÔNIO

Condeúba festeja o Senhor Bom Jesus

Por: Agnério/PASCOM-CONDEÚBA

Professoras da Escola Municipal Eleutério Tavares e Professoras da Creche Zequinha Fernandes juntamente com o Secretário Weder Spinola da Educação e o Diácono Lázaro Matheus planejaram e organizaram belíssima e participativa festa em honra ao glorioso Bom Jesus da Lapa na Paróquia de Santo Antônio de Condeúba – Bahia, neste ano de 2023.

Os festejos iniciaram-se com novenas no período de 28.07 a 05.08.2023 e celebração festiva no dia 06 de agosto, dia da Transfiguração do Senhor. Para a 1ª noite, tivemos a presença do Pe. Alessandro Alves que, em sua homilia, falou sobre o tema da noite: “Colocamo-nos a caminho para anunciar o Reino de Deus e produzir bons frutos”. Na 2ª noite, veio Pe. Vicente Cerutti, da Itália, que estava em visita ao Brasil, sendo muito recepcionado, porque foi vigário em Condeúba por nove anos. Na 3ª noite, o Pe. José Alceu discorreu sobre o tema: “Colocamo-nos a caminho para revelar a preciosidade do Reino de Deus”. Dando continuidade ao novenário, Pe. Osvaldino Barbosa fez bela homilia na 4ª noite, matou as saudades de sua antiga paróquia e deixou todos encantados com sua fala altamente litúrgica.

Em 1º de agosto, tivemos a honra de receber Pe. Noé Moreira que presidiu a 5ª noite. Na 6ª noite, foi a vez de Pe. Rafael Santos. Para a 7ª noite, Pe. Marcos Vinícius que nos explicou sobre: “Colocamo-nos a caminho para fazer a vontade do Pai e ganhar o Reino dos Céus”, Na 8ª noite, tivemos a presença dinâmica de Pe. Marcone Magalhães. Na 9ª noite, chegou Pe. Paulo Henrique e fez belo sermão baseado no Evangelho do dia e na temática da noite: “Colocamo-nos a caminho dos vocacionados/as para ajudá-los no seguimento de Jesus”.

No dia principal da festa, 06 de agosto, pela manhã houve Alvorada festiva com muitos fogos e feijoada. Depois, recreação animada para os garotos e garotas do bairro Bom Jesus, e à tarde, Missa Selene às 16h, celebrada pelo Pe. Hélio Guimarães, da Paróquia de Cordeiros, com a presença do Diácono Matheus, e em seguida, Procissão com a imagem grandiosa do Bom Jesus pelas ruas centrais da cidade a qual foi seguida por imensa multidão.

Durante todo o novenário, houve quermesses e show musical. A Praça Bom Jesus estava bem ornamentada, assim como o espaço celebrativo muito bonito e digno de eventos litúrgicos, pois tudo foi feito de forma campal. A participação popular de fiéis foi bem significativa e calorosa. Na noite do dia 05 de agosto (sábado) depois da Missa, houve o tradicional leilão, animado por Custodinho e banda; havia vários e valiosos brindes os quais foram arrematados pelos fiéis presentes.
No discurso de agradecimento, a Professora Odimaurea Baleeiro, Coordenadora de toda a festa, falou em nome de todos os festeiros e destacou o harmonioso trabalho em equipe, a disponibilidade de cada um, as ajudas recebidas, as colaborações, as presenças dos padres vindos de outras paróquias e a boa vontade de pessoas do bairro em ajudar. Deu ênfase em sua fala ao Evangelho do dia e disse que desde 1945 se festeja o Bom Jesus em Condeúba, há 78 anos portanto. Fez memória de alguns benfeitores do Bom Jesus que já estão no seio do Pai e que durante suas vidas marcaram presenças ativas na conservação das tradições, no zelo e cuidado com a Capela do Bom. Agradeceu a todos e a todas e foi muito aplaudida. Prosseguindo, a Banner Bom Jesus foi entregue aos futuros festeiros de 2024.