7 de agosto de 2021
BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Comunidade católica de Brumado rende louvores ao seu padroeiro Bom Jesus

Por Liliane Leite/PASCOM Brumado

Com o olhar voltado para o tema central “Igreja: comunidade de discípulos missionários em estado permanente de missão”, os fiéis brumadenses renderam louvores ao Senhor Bom Jesus, padroeiro de Brumado.

Foto: Pascom Brumado

A festividade aconteceu de 28 de julho a 06 de agosto de 2021, e contou com a participação de alguns fiéis e representantes das comunidades, pastorais, grupos e movimentos.

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia da covid-19 e seguindo todos os protocolos de saúde, a comunidade pôde realizar o novenário em preparação à festa do seu padroeiro.

Foram dias de muita reflexão sobre o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, a igreja como comunidade de discípulos missionários e lugar da família, bem como sobre a sustentação dada pelos pilares da palavra, do pão, da caridade e da ação missionária, conforme orienta o plano pastoral diocesano.

Às 6h do dia festivo, houve alvorada, e após a celebração da Santa Missa. Às 19:30h, Missa solene presidida pelo Bispo Dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada pelo Monsenhor Alex, o pároco Padre Cleonidio Alves e padre Sandro Lima. Também contamos com a participação dos seminaristas do Seminário São José e representantes dos grupos e pastorais. O grande público acompanhou a transmissão através das redes sociais das Paróquias de Brumado e Rádio Nova Vida FM 87,9.

O dia 06 de agosto, data da celebração do padroeiro, coincide com a festa litúrgica da Transfiguração do Senhor, no Monte Tabor, onde é manifestada a Sua glória aos apóstolos Pedro, Tiago e João.

Após a benção dos Evangelhos, Dom Carvalho iniciou a sua homilia relembrando a história de evangelização da Igreja neste município. Recordou dos longos anos passados por Monsenhor Antônio Fagundes e pelos padres, leigos e leigas que continuaram a caminhada de fé, nesta mansão de misericórdia.

Ressaltou que “nós peregrinamos neste mundo como Jesus peregrinou, mas o resplendor que está sobre Jesus nos mostra a glória que todos nós esperamos um dia participar, a glória celestial. Mas também nos recorda que nós temos que lutar nesta vida, para que esta glória que iremos viver plenamente no futuro, ela já aconteça aqui, agora, entre nós. Cada um de nós tem a responsabilidade de fazer com que este mundo seja um mundo melhor, mais humano, mais fraterno, é responsabilidade de todo cristão. O Senhor, hoje, neste Evangelho que ouvimos da transfiguração, nos faz experimentar um pouquinho o que será a glória celestial. Foi assim que Ele fez com os três, Pedro, Tiago e João. Fez com que eles experimentassem um pouco a glória futura e ao celebrarmos a transfiguração somos chamados também a experimentarmos essa glória futura, mas ela tem que começar aqui, agora, nos nossos dias, na nossa vida e na nossa convivência. O esplendor de Jesus deve nos mostrar que a vida não é só sofrimento, dor, tristeza. Ela também tem glórias, ela é composta de glória, de coisas boas.”

Afirmou que a igreja é uma casa rica de misericórdia, que todos nós podemos experimentar. Toda vez que é proclamada a palavra, o nosso coração a acolhe com alegria e a levamos para a nossa vida. É casa de misericórdia, pois recebemos o Pão da Vida, o Pão do Céu. Ao final da sua reflexão salientou que devemos ouvir o Bom Jesus e sobretudo, obedecer o que Ele diz, nos comprometer com a Evangelização e testemunhar o Senhor em todas as ocasiões da nossa vida.

Rezada a Ladainha e seguido todo o roteiro litúrgico, foram feitos os agradecimentos a todos que colaboraram com a realização dos festejos e com muita alegria, fé e devoção, os fiéis entoaram o hino em louvor ao Senhor Bom Jesus!