8 de agosto de 2022
BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Comunidade católica de Brumado celebra festa do Bom Jesus

Por Liliane Leite / Pascom Brumado

Entre os dias 28 de julho a 06 de agosto de 2022, toda a comunidade católica de Brumado, Diocese de Caetité-BA, se reuniu na igreja Matriz da Paróquia Bom Jesus para louvar, bendizer e agradecer ao Senhor Bom Jesus, fonte inesgotável de misericórdia e graças.

Foto: Zilmar Santana, Liliane Leite e Júlio César /Pascom Brumado

Alicerçados no tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, a cada noite foram refletidas questões essenciais para que os (as) leigos (as) e toda a Igreja continuem a caminhar juntos em direção aos ensinamentos do nosso Senhor. 

Um grande público participou do novenário, e aqueles que não puderam comparecer, tiveram a oportunidade de acompanhar as transmissões realizadas através das redes sociais da Paróquia Bom Jesus e Rádio Nova Vida FM 87,9. 

A programação diária se iniciou com a Santa Missa nas comunidades e à noite, participação nas novenas, e após, tivemos muitas guloseimas nas barraquinhas da praça. 

No dia solene, em que se comemora a festa litúrgica da Transfiguração do Senhor, aconteceu a alvorada festiva às 6h e Santa Missa na igreja matriz. Às 17h, procissão pelas ruas da cidade, acompanhada pela Lira Ceciliana Brumadense e em seguida, Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada pelo pároco Padre Cleonidio Alves, Monsenhor Alex Adriano, Diácono Ronielson Souza e pelos seminaristas do Seminário Propedêutico São José. 

Centenas de pessoas compareceram a este momento expressivo de fé e louvor, transformando a esplanada da Igreja Matriz em um grande templo de oração. Contrita e com o coração cheio de alegria, toda a comunidade pode louvar e bendizer o nome de Jesus. 

Dom Carvalho iniciou a sua homilia lembrando que a igreja do mundo inteiro está refletindo sobre uma convocação do Papa Francisco, um sínodo realizado desde outubro de 2021 até outubro de 2023, contemplando a fase diocesana, a continental e encerra-se em em Roma, com a assembleia sinodal. 

Acrescentou que o Papa nos pede para refletirmos sobre uma igreja sinodal, iniciada lá nos Atos dos Apóstolos com as primeiras comunidades cristãs, uma igreja que é comunhão, participação e missão e, para construir essas três virtudes é preciso dialogar e escutar; ouvir, sobretudo, o Espírito Santo de Deus. 

Ressaltou que, celebrando a festa do Senhor Bom Jesus, os nossos ouvidos se abriram para ouvir o Evangelho com o relato da transfiguração do Senhor, momento maravilhoso na vida de Jesus e dos apóstolos. Explicou que este Evangelho foi escrito porque os evangelistas se preocuparam em responder a duas questões que estavam desde a época dos apóstolos e irão permanecer até o fim dos tempos. 

A primeira questão é sobre a identidade de nosso Senhor Jesus Cristo, pois, por mais que a ciência já tenha estudado sobre Jesus, que muitos autores tenham se dedicado a escrever sobre Ele, permanece uma surpresa, um verdadeiro mistério de fé, afinal, nenhuma inteligência humana, por mais elevada que fosse, definiu a pessoa de Jesus. Quanto mais nós conhecemos Jesus, mais desejo temos em conhecê-Lo. 

Ainda não conhecemos profundamente Jesus, o que podemos afirmar é que conhecemos Jesus ou que estamos no caminho do conhecimento. E esse mistério é revelado à medida da caminhada como igreja, que vamos construindo entre nós a comunhão; na medida em que participamos da comunidade, pois ela não é um local onde buscamos alguma coisa, mas onde temos participação. Dessa forma, assumindo a missão, todos os dias, o Senhor se revela a nós. 

A segunda questão que o Evangelho nos responde é exatamente um apelo a todos nós a escutarmos a Jesus, o nosso mestre. Não há discipulado sem escuta do mestre. Não há discipulado sem a força de Jesus. 

Se não formos capazes de escutá-Lo, não conseguiremos ser uma igreja sinodal, de comunhão, de participação e de missão. O lugar privilegiado para a escuta de Jesus é através da palavra de Deus. A comunidade de fé que se reúne para celebrar os sagrados mistérios, para proclamar a palavra de Deus, é o lugar, por excelência, pois Ele fala com carinho ao seu povo. 

Outra forma de escuta é realizar a lectio divina, ou seja, ler o texto da palavra de Deus, saber o que diz, saber o que Ele nos diz através deste texto e o que respondemos ao Senhor através daquilo que falou. 

Dom Carvalho finalizou a homilia expressando o seu desejo de que esta festa do Bom Jesus nos ensine a compreender que Deus é um mistério que não cabe na consciência ou na razão humana, mas cabe no nosso coração, e nós devemos nos envolver nesse mistério. Que essa festa nos ajude e ensine a escutar profundamente a Jesus, o Filho amado de Deus. 

Após a homilia, a solenidade seguiu o seu roteiro litúrgico e, ao final, toda a comunidade cantou, fervorosamente, o hino ao Senhor Bom Jesus. 

Ao final da celebração, foi realizado o sorteio do festival de prêmios em prol dos festejos e os agradecimentos de costume. 

Que o Senhor Bom Jesus abençoe a todos!

Confira mais fotos aqui.