27 de maio de 2019

Com ginásio lotado, diácono Ícaro Vinícius é ordenado padre, em Brumado

Por Liliane Leite/Pascom Brumado

Foto: Luan Santos/Pascom Brumado

No último sábado (25), aconteceu em Brumado, no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, a ordenação presbiteral do Diácono Ícaro Vinícius Gonçalves Silva.

Com o lema “Tudo posso naquele que me fortalece” e sendo presidida pelo Bispo Dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada por diversos padres, a celebração reuniu centenas de fiéis, seminaristas e padres de várias paróquias e dioceses, além de visitantes e paroquianos que lotaram o referido ginásio.

Após os ritos iniciais da Santa Missa, começou formalmente a ordenação, tendo sido apresentado o Diácono e proferida a homilia.

Em suas sábias palavras, Dom Carvalho aconselhou: “Diácono Ícaro, o senhor escolheu como lema ‘Tudo posso naquele que me fortalece’, oriento ao senhor, como Ministro desta Igreja, como pai dos Presbíteros, que nunca perca a esperança diante dos sofrimentos que a vida possa lhe causar. Nunca perca a esperança diante das dificuldades por causa da fidelidade ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e à sua Igreja. Aproveite cada momento da sua vida presbiteral para ajudar os outros, seja através das suas pregações, seja através de escritos, seja através de aconselhamentos, de orientação espiritual, seja através do seu serviço presbiteral. Aproveite cada momento para servir, para fazer o bem e dar o testemunho do Cristo que te chamou a esse serviço. Viva e faça com que os outros que te forem confiados pelo exercício do teu ministério busquem um estilo de vida que agrade a Deus. Acredite e leve os outros a acreditar que nada é impossível para Deus. Vivendo estes conselhos que eu te dou, você estará aplicando na sua vida presbiteral o lema que escolhestes como programa de vida presbiteral”.

Concluída a homilia, diante da Igreja e em diálogo com o bispo, o ordinando manifestou o seu consentimento a respeito do seu chamado vocacional, aceitando o encargo e missão de Sacerdote. Em seguida, foi entoada a Ladainha de todos os Santos e Santas, enquanto este, em um gesto de disponibilidade e entrega, prostrou-se.

Terminada a Ladainha, o bispo fez as suas orações e, impondo as mãos sobre o ordinando, conferiu a ordenação presbiteral. Em sequência, todos os padres presentes impuseram-lhe as mãos, suplicando a força do Espírito Santo.

Tendo sido ordenado, o novo presbítero recebeu a estola e a casula, vestes próprias para o exercício do seu ministério, a unção das suas mãos com o óleo da Crisma, e o Pão e Vinho, que em todas as celebrações eucarísticas tornam-se sacramento de Salvação.

Finalizados os ritos da Santa Missa e ordenação presbiteral, o chanceler da Diocese de Caetité, padre Waldech Brito Gondim fez a leitura da ata que foi assinada por todos de direito.

O já ordenado, padre Ícaro, fez um discurso de agradecimento a todos que fizeram e fazem parte de sua caminhada. Dirigindo-se a Deus orou: “Diante deste grande dom Divino que é a ordem presbiteral que hoje recebo, resta-me agradecer ao Altíssimo e Bom Senhor e louvá-lo pelo dom da minha vocação. Tenho consciência, Senhor, de que eu sou vaso frágil, pequeno, mas confiante na Vossa graça. Aspiro em fazer transparecer no altar do mundo a Vossa beleza, de modo que muitos, pelo meu testemunho, se sintam atraídos por Vós. Obrigado, Senhor, pela Vossa presença constante em todos os momentos do meu peregrinar. Quando chorei, Vós fostes o meu consolo. Quando cansei, Vós fostes o meu ânimo. Quando caí, vós me erguestes. Quando pensei em desistir, Vós me fizestes compreender que era preciso perseverar, insistir e prosseguir. Quando me senti fraco, Vós fostes a minha força. E quando eu venci, Vós fostes o meu poder, porque desde o início sempre tive em meu coração a certeza de que tudo posso em Ti, porque TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”, e cantando a música “Tudo posso”, emocionou a todos.

O pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus de Brumado, padre Cleonídio Alves, fez os agradecimentos a todos que compareceram e, em especial, às equipes que trabalharam com dedicação para que a solenidade acontecesse de forma tão satisfatória.

Ao final da celebração, o bispo deu a sua bênção ao padre Ícaro e a todo o povo de Deus, que muito alegre seguiu para cumprimentá-lo por sua vocação sacerdotal.

Padre Ícaro Vinícius exercerá o seu ministério na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Caetité, e no próximo dia 02 de julho tomará posse como administrador da citada paróquia e também atuará como vigário cooperador na Catedral de Senhora Sant’Ana, em data a ser agendada para a posse.

Todo o evento foi transmitido em parceria com a Rádio Nova Vida FM através do facebook das Paróquias Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, e retransmitido pela Paróquia Senhora Sant’Ana, em Caetité, tendo atingido mais de 19.700 visualizações.