28 de setembro de 2021
CAETITÉ – SENHORA SANT’ANA

Catedral Senhora Sant’Ana de Caetité realiza Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Por Nilzabete Oliveira/Pascom Caetité

A Rede Mundial de Oração do Papa, também conhecida como Apostolado da Oração, da cidade de Caetité, realizou de 23 a 26 deste mês, na Catedral Diocesana Senhora Sant’Ana, uma programação especial da Solenidade ao Sagrado Coração de Jesus, com tríduo e missa festiva. Motivados pelo aniversário de 150 anos do Movimento Apostolado da Oração e dialogando com o Documento 109 da CNBB, Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), o segundo também enquanto inspiração para aprofundamentos e reflexões no decorrer do ano, a Paróquia escolheu para o tema central “O Apostolado da Oração na comunidade Eclesial Missionária” e lema “E para enviá-los a anunciar… (MC 3, 14)”.

A abertura da festa ocorreu com o tríduo preparatório, nos dias 23, 24 e 25, na igreja sede, às 19h30m. Momentos oracionais, com ladainha, sequência do roteiro do livro, partilha da palavra, reflexões, adoração, benção do Santíssimo, procissão no interior da igreja, renovação e troca da fita de membros do Apostolado, hasteamento do mastro do Sagrado Coração de Jesus e hinos de louvor.

Os dias de tríduo foram conduzidos por Monsenhor Alex Adriano, padres Marcus Vinícius, Lázaro Teixeira, acompanhados por Monsenhor Adhemar, e por todos os fiéis que, em sua maioria, acompanharam de suas residências, “igreja doméstica” por meio das redes sociais da Paróquia (Facebook e youtube) e da Rádio 100,7 FM Educadora Santana de Caetité. No dia 26 (domingo), às 10:00 houve a missa, celebrada por Dom José Roberto Carvalho, e concelebrada por Monsenhor Alex (Pároco da Catedral), Monsenhor Ademar e padre Lázaro. Houve procissão de entrada, saudação inicial por Dom Carvalho, sequência litúrgica habitual, proclamação das Leituras, do Salmo responsorial, e do Evangelho de Jesus Cristo, o último foi anunciado  por padre Lázaro.

Em reflexão, Dom Carvalho fez uma saudação especial aos presentes, bem como aos que acompanharam pelas redes. Em seguida, dentre outras coisas, falou sobre origem da festa e da devoção, fazendo um resgate identitário, recordou que o Apostolado se trata de um movimento leigo profético da igreja, com chamado para a vivência comunitária, de simples espiritualidade, e a atuação de forma plena, dando assim abertura e incentivo para o laicato, antes mesmo do Concílio Vaticano II, orientar nessa direção.

O Movimento possui quatro pilares de sustentação e respaldo (oferecimento diário a Cristo, oração dialogada com a palavra de Deus, vida de comunhão com a igreja, centralidade em Cristo, unido a Maria). Recordou ainda, que celebrar a festa do Sagrado Coração de Jesus, é comemorar o amor de Nosso Senhor que, em toda a história da salvação foi revelado pelo ensinamento prático. Após reflexão, a celebração seguiu com a ladainha, com o rito habitual, mensagem de agradecimentos, parabéns aos aniversariantes, hino, benção final e sorteio. A solenidade, esse ano, foi concluída com a saudação a Jesus, bênção solene, sorteio de oratórios, e com os tradicionais hino e fogos em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus.