1 de agosto de 2023

Cáritas Diocesana lança edital 2023 para seleção de projetos sociais

Neste ano de 2023, a Igreja nos convoca a fazer uma reflexão sobre a fome em nosso país, através do tema da Campanha da Fraternidade (CF): “Fraternidade e Fome” e com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16).

A CF 2023 chama a atenção para a situação da fome e seus impactos na vida do povo, de modo especial, suas dores e seus desafios. Somos interpelados, urgentemente a trabalhar pela construção de um mundo novo, diferente do que aí está, tão marcado por incontáveis formas de sofrimento.

Sem dúvida, a construção desse mundo novo passa, necessariamente, pela garantia de um dos direitos básicos de toda pessoa: a alimentação. E tal garantia assume a condição de urgência, exigindo de pessoas, instituições, governos e de toda a sociedade uma ação rápida e eficaz.

Assim, nos indica o lema da Campanha desse ano, reiterando o mandato de Jesus para não nos anestesiarmos com o tamanho do desafio, mas, ao contrário, unirmo-nos em busca da superação de uma situação tão desumana.

Para nossa atuação, a CF deste ano indica três âmbitos, relacionados, por certo, mas que permitem organizar melhor o que precisamos fazer: o aspecto assistencial, o promocional e o sociotransformador. No primeiro, buscamos sanar de imediato a fome que clama. No segundo, procuramos ajudar na geração de renda. No terceiro, empenhamo-nos para que os rumos de nosso Brasil não levem seu povo a situações como a atual.

O Fundo Diocesano  de Solidariedade (FDS) é constituído por 60% das entradas, na Diocese de Caetité, da coleta, realizada no Domingo de Ramos, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade.

Por determinação do senhor Bispo, Dom José Roberto Silva Carvalho, a Cáritas Diocesana de Caetité é responsável pela administração do referido fundo e, para isso, torna público o edital 007/2023 para seleção de projetos sociais com a finalidade de apoiar empreendimentos da economia solidária e outras áreas de atuação das organizações sociais e pastorais conforme descrição no item 02 deste edital.

O presente edital entrará em vigor na data de sua publicação com prazo de envio de projetos de 01 a 31 de agosto de 2023.