15 de setembro de 2023
BOTUPORÃ – SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Botuporã: Festa do Padroeiro da cidade se destaca em toda região pelo grandioso encerramento e participação expressiva da população da sede, zona rural e cidades vizinhas.

Por: PASCOM-Botuporã

Os festejos do Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro da cidade de Botuporã, ocorreram de 01 a 10 de setembro, uma realização da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Botuporã que compõe o Território Diocesano de Caetité, celebrando com todas as comunidades e localidades do município e paróquias da Diocese, as noites de novena. Celebrada há 113 anos, em virtude da chegada da histórica Imagem do Sagrado Coração de Jesus à Botuporã, pelas mãos do Sr. Acurcio de Oliveira, o 1º morador e fundador de Botuporă. A festa deste ano também destacou a passagem dos 60 anos de Instituição Canônica desta Paróquia.

Foto: PASCOM-Botuporã

Com seu início no mês de agosto, ocorreu a tradicional peregrinação por todas as comunidades do município e bairros da cidade, tendo sua abertura na sexta-feira(1), com a alvorada ás 05h horas da manhã, levantada do mastro, hasteamento das bandeiras e a 1º noite de novena em preparação para a grande festa.

As noites de novena contaram com a participação das Paróquias das cidades de Tanque Novo, Caturama, Paramirim, incluindo os seus ministérios de cánticos e pastorais. A Novena também foi marcada pela presença de padres e religiosas da diocese de Caetité, que presenciaram a grande manifestação de fé do povo botuporaense.

Após as belas celebrações litúrgicas os fiéis participaram das noites de festival cultural, ocorridas na Praça da Matriz com grandes atrações e as tradicionais barraquinhas de comidas típicas. Também foi um momento marcante a entrada de festa que antecede a solenidade com a benção dos veículos, motos, uma das belas manifestações da piedade popular que se une a Igreja em honra ao Padroeiro.
Após as belas celebrações litúrgicas os fiéis participaram das noites de festival cultural, ocorridas na Praça da Matriz com grandes atrações e as tradicionais barraquinhas de comidas típicas. Também foi um momento marcante a entrada de festa que antecede a solenidade com a benção dos veiculos, motos, uma das belas manifestações da piedade popular que se une a Igreja em honra ao Padroeiro.
O som da queima de fogos anunciavam o dia de festa… Os fiéis começaram a chegar às 05 horas da manhã, dando início com a Alvorada Festiva e a preparação da Igreja e Praça para Celebração Solene.

Ao meio-dia, a Matriz juntamente com as comunidades rurais, se uniram por meio do repique dos sinos e queima de fogos, uma das homenagens do dia. A última celebração aconteceu às 19h00 na Praça da Igreja Matriz,
presidida por Dom José Roberto Carvalho, Bispo da Diocese de Caetité.

Após a celebração, houve a grande procissão com a Imagem do Sagrado Coração de Jesus pelas principais ruas da cidade, acompanhado por uma grande multidão de fiéis devotos encerrando com a benção. Show pirotécnico e show de prêmios. Tudo isso transmitido pelos meios de comunicação desta paróquia e outros locais. Patrimônio imaterial de Botuporã e o mais antigo, a festa do Padroeiro é a Identidade do municipio estampada em seu Brasão e em sua história escrita e oral, uma cidade que nasceu a partir de uma devoção tão difundida na Igreja é agora noticia em toda região por tanta grandiosidade.