Dom Ricardo Guerrino Brusati

Cantabo misericordiam consecutus a Domino usque in sempiternum
⊶ Cantarei para sempre a misericórdia do Senhor ⊷

08º Bispo da Diocese de Caetité


Bispo na Diocese entre 2003 e 2015
⋘ ✯ 11-04-1945 ⋙ ⋘ ✟ 14-05-2023 ⋙
Ordenação Presbiteral: 23-06-1973
Ordenação Episcopal: 08-02-2003


Numa época em que os desafios se fazem fortes e intensos, importante entrelaçar ações sociais idealizadas por instituições que estão na sociedade com o intuito de promoção humana. Dessa parceria, evidenciam-se as singularidades e as pluralidades e, ao dar as mãos, os diversos grupos se agregam e se fortalecem para se sentirem mais capazes diante dos desafios postos. Nessa linha de discussão, uma situação desafiadora é tomada como ação instigante para pensar possibilidades, jamais desistir dela.

Essa afirmação nos leva a pensar essa identidade de ser um servo de Deus nestas terras sertanejas ao assumir compromisso, publicamente, com o povo da Diocese de Caetité. Chega, Dom Ricardo, então, com a ideia de serviço, seja pela organização, acompanhamento, incentivo ou para assumir as pastorais diocesanas. Com experiência de quem atuou na Diocese de Paulo Afonso – Bahia, Dom Ricardo procurou conhecer a nova Diocese para reorganizá-la, efetivando o funcionamento da Cúria Diocesana nas dependências da Casa do Bispo.

Dom Ricardo nasceu em Bellinzago Novarese, Itália, em 11 de abril de 1945. Estudou no seminário Filosófico e Teológico de Novara e foi ordenado padre em 23 de junho de 1973. Em 1982 veio para o Brasil como sacerdote Fidei Donum ma Diocese de Paulo Afonso, onde exerceu os cargos de vigário, tesoureiro, chanceler, reitor do Seminário Menor e chefe da Pastoral Vocacional; pároco, administrador diocesano e diretor jurídico e administrativo da diocese.

Em 13 de novembro de 2002, o Papa João Paulo II nomeou Dom Ricardo como bispo da Diocese de Caetité. A ordenação episcopal aconteceu no dia 8 de fevereiro de 2003, pelas mãos de Dom Aloysio José Leal Penna SJ, Arcebispo de Botucatu, Dom Renato Corti, Bispo de Novara, e Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende CSS, Bispo-Emérito de Caetité.

Com o novo bispado, criou-se a Comunidade de Formação Nª Sra. de Guadalupe, em Belo Horizonte, que oferece curso de filosofia e teologia, recebendo também os seminaristas de Livramento de Nossa Senhora e de Vitória de Conquista. Duas vezes por ano, o bispo se dirige à Comunidade de Formação Nossa Senhora de Guadalupe com uma equipe composta por dois padres e uma religiosa com o objetivo de acompanhar os estudos, incentivar os seminaristas e promover a fé.

Nos primeiros dez anos de bispado, ordenou dezoito novos padres. Para uma maior assistência pastoral, vendo que ainda há paróquias sem a presença fixa de um padre, Dom Ricardo respondeu positivamente à solicitação de um instituto religioso (Instituto Missio) que enviou três padres para o atendimento às paróquias como Botuporã, Caturama e Igaporã.

Pelo incentivo vocacional, é significativo o investimento em ações formativas, unindo fé e vida. O bispo garantiu ações da Igreja como a celebração dos 90 anos da Diocese (2003), a II Semana Social Diocesana (2004), a I Jornada Eucarística Diocesana realizada em Caetité (2005), formação continuada para os Ministros(as) Extraordinários(as) da comunhão Eucarística de toda a Diocese, os 25 anos da Pastoral da Criança na Diocese (2012), o Dia Nacional da Juventude — DNJ, sendo que, em dois momentos, esta ação teve caráter diocesano (1997 e 2010), o II Congresso catequético Diocesano, no ano de 2009, organização para que a Diocese se integrasse à rede mundial de computadores (internet, com endereço eletrônico www.diocesedecaetite.org.br), que foi ao ar pela primeira vez no ano de 2010, incentivo aos trabalhos da Pastoral de Comunicação – PASCOM.

Segundo Lima e Souza (2006), a Pastoral da Comunicação tem como atribuição primeira levar o anúncio de Jesus Cristo a todos, através do elo entre eventos, pastores, movimentos e comunidades, bem como os meios de comunicação que existem fora da comunidade. Essa pastoral vem se organizando, desde 1997, com o Pe. Osvaldino Barbosa, que realizou os primeiros encontros de formação para comunicadores cristãos. Pe. João Souza inicia seus trabalhos como coordenador da PASCOM, em 2006, momento em que o Informativo Em Foco passa a substituir o A Caminho e o boletim trimestral dos Seminários INTERCÂMBIO também é uma conquista que busca ampliar as ações de comunicação na Diocese.

Dom Ricardo Brusati (2006), ao escrever o Editorial do Informativo Em Foco, emite a sua concepção sobre a comunicação:

A comunicação começa dentro das nossas casas, desde o choro de uma criança que chama nossa atenção; passa pela rua com uma música que alegra os transeuntes; manifesta-se soltando uns fogos quando o nosso time ganha; emociona-nos através de um telefonema especial no dia das mães; sensibiliza-nos com uma notícia veiculada no mundo inteiro pela mídia; envolve-nos assistindo a um filme e nos convida à mundialidade, recebendo uma resposta imediata pela internet que vem de outra parte do mundo. Hoje estamos todos inseridos na aldeia global; chegando até a casinha de taipa ao lado da qual impera a antena parabólica.

Dom Ricardo Brusati (2006)

Em sintonia com os dizeres de Dom Ricardo e com a contemporaneidade, observamos o quanto se faz possível poder viver em qualquer lugar, seja em espaços urbanos, seja em rurais e conseguir ficar conectados por essa ideia da “aldeia global”. Importa, pois, o incentivo para que cidades grandes possam dialogar com as pequenas, propiciando discussões de como as pessoas venham ser reconhecidas, mesmo escolhendo viver em lugares menores, às vezes, propiciadoras de qualidade de vida.

No bispado de Dom Ricardo fica evidente a ideia de incentivar a formação de seus pastores; padres em ação na Diocese pelos diversos carismas. Destacamos o envio do Pe. Gilvan Pereira Rodrigues para a Itália, em junho de 2006, para estudar bioética (ética da vida), de modo que, assim, pudesse contribuir com a orientação dos fiéis em temas científicos emergentes nesse mundo contemporâneo e o de Pe. Alex Adriano Rocha Barbosa para o mestrado em Teologia na Faculdade dos Jesuítas, em Belo Horizonte, com a perspectiva de dissertar sobre o diálogo ecumênico e sobre eucaristia.

D. Ricardo, depois de ter visitado todos os 35 municípios, sobretudo em ocasião das festas de padroeiro, de reuniões dos conselhos pastorais, bem como da administração das crismas, a partir de 2007, iniciou a visita pastoral residencial, permanecendo várias semanas nos centros das paróquias e nos núcleos maiores, como em Macaúbas, Caturama, Boquira, Tanque Novo e Botuporã. No ano sucessivo, o trabalho foi realizado nas paróquias de Malhada de São Francisco, luiu, Sebastião Laranjeiras e Palmas de Monte Alto, sempre acompanhado por um seminarista e depois pelo diácono Eutrópio, secretário e fotógrafo itinerante. Em 2008, continuaram com as ações. Era tempo de eleições a equipe visitou as paróquias de Licínio de Almeida, Jacaraci e Mortugaba.

Enquanto bispo da Diocese de Caetité, D. Ricardo, vê a região do alto sertão baiano em melhores condições do que outras regiões da Bahia. Para Dom Ricardo, as condições físicas, geográficas favorecem uma vida melhor e observa existir “uma sensibilidade aguda das pessoas para o trabalho religioso”, afirma o pastor. Considera que, por ser formada por humanos, a Pastoral possui seus momentos de alta, mas também de crise e de incertezas, de avanços e de retrocessos.

No ano de 2004, a Rádio Educadora passa a ser dirigida pelo Pe. Alex Adriano Rocha Barbosa, reitor, na época, do Seminário São José. O então bispo, D. Ricardo Brusati, faz novos investimentos com recursos mais atualizados e a rádio passa a fazer parte da Associação Brasileira de Rádio e Televisão – ABERT, reforçando ainda mais a parceira com a Rede Católica de Rádio – RCR e a fazer parte da União de Rádiodifusão Católica – UNDA/BRASIL, trazendo qualidade e profissionalismo em sua programação.

Em 2007, o Pe. Osvaldino Alves Barbosa, pároco de Caetité, assume a direção da emissora, a qual, mais uma vez, passa por modificações em busca de melhorias. Novos investimentos são feitos para ampliar a qualidade dos serviços e, fazendo jus à ideia de fundação. A Rádio Educadora, como é popularmente conhecida na Diocese, é pioneira nestas terras sertanejas e se tornou uma referência da presença da Igreja junto aos diocesanos, com vários programas veiculados pela emissora.

A ideia de evangelização, adotada na Diocese, leva em consideração a qualidade de vida das pessoas, por isso incentiva a criação de projetos, como o Centro de Assistência do Semiárido – CASA e o Divina Providência, cujas ações são voltadas para a melhoria das condições de vida, favorecendo cidadania e geração de renda através de propostas de captação de recursos financeiros, como as doações, campanhas, mensalidade de associados, convênios com outras instituições e governos, mantendo intercâmbio de mútua colaboração.

Incentiva o desenvolvimento social, numa perspectiva de construção da cidadania, com atividades de educação, assistência social, emprego e renda pelas capacitações, controle social e pela participação em Conselhos, fóruns, conferências, visando à convivência com o Semiárido, comunicação social, dentre outras. Ações dessa natureza vêm instigando o debate sobre o sertanejo em situação de flagelo, tanto pela escassez de chuva, quanto pela abundância, gerando discussões sobre a necessidade de criação de pequenas barragens, açudes, revitalização das nascentes e outras soluções que a comunidade unida e reunida poderá encontrar.

Dom Ricardo ficou na Diocese de Caetité até maio de 2015, quando foi transferido pelo Papa Francisco para a Diocese de Janaúba – MG. Em 12 de junho de 2019, o pedido de renúncia de Dom Ricardo foi aceito. Ele se tornou bispo-emérito de Janaúba e retornou para a Itália.