24 de fevereiro de 2022
DIOCESE

Bispos do regional NE 3 se reúnem em Salvador

Por Diácono Luciano Santana (CNBB NE3)

Os bispos da Bahia e Sergipe (CNBB NE 3) estiveram reunidos na Assembleia do CONSER (Conselho Episcopal) nos últimos dias 21 a 23/02, em Salvador. Os bispos refletiram sobre o tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Educação – “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26): a partir da reflexão sobre a CF, foi discutida a realidade da Pastoral da Educação e da Pastoral Universitária do Regional Nordeste 3.

Foto: CNBB NE 3

Neste encontro a presidência do regional preparou, juntamente com os bispos, a visita Ad Limina Apostolorum que ocorrerá nos dias 20 a 27 de maio em Roma. A cada cinco anos os bispos se encontram com o Santo Padre para confirmar a comunhão e a unidade com o Sucessor de Pedro.

Nesta Assembleia, em clima de sinodalidade e corresponsabilidade pela missão, os bispos do Regional aprofundaram as questões referentes o Livro VI do Código de Direito Canônico, livro que foi reformado recentemente pelo Papa Francisco.

Outros assuntos pastorais foram tratados neste CONSER: avaliação e prestação de contas da Campanha Emergencial SOS BAHIA realizada pela CNBB e Caritas Brasileira, por conta das chuvas ocorridas no final do ano passado.

No momento de partilha pastoral, Dom Zanoni Demettino Castro, Arcebispo de Feira de Santana, fez uma explanação sobre a importância da Pastoral Afro Brasileira.

Dom Guido Zendron, bispo de Paulo Afonso e presidente da Comissão Bíblico catequética apresentou o Documento Antiquum Ministerium, Carta Apostólica pela qual o Papa Francisco instituiu o Ministério do Catequista.

A centralidade da Assembleia foi, como sempre, a Eucaristia, celebrada em cada manhã, como fonte para a vida e missão da nossa Igreja.