27 de julho de 2020
Notícias

Bênção de veículos, visita da imagem a comunidades e missa marcam tríduo de São Cristóvão em Brumado

Por Priscila dos Santos/Pascom Brumado

Foto: Pascom Brumado

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, de Brumado-BA, celebrou seu copadroeiro São Cristóvão com a realização do tríduo, de 22 a 24 de julho, e celebração eucarística no dia seguinte, com a reflexão do tema “Dízimo: experiência de discipulado e missão”.

São Cristóvão, considerado o padroeiro dos motoristas, é tradicionalmente comemorado dia 25 de julho.

No dia festivo, as comemorações começaram com a benção dos motoristas e automóveis, do meio dia até as 13h. Às 17h houve a visita da imagem de São Cristóvão às comunidades da sede e às 19h, celebração eucarística.

Devido a pandemia da COVID 19, não foi possível a presença da grande quantidade de fiéis, como de costume, porém a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão acolheu um representante de cada pastoral, movimento, grupo e comunidade.

Além dos leigos(as) citados(as), os seminaristas Danrlei e Ronielson, o padre Cleonídio Alves e o pároco Sandro Lima estiveram presentes. O pároco deu as boas-vindas a todos e, em seguida, iniciou a santa missa rendendo graças a Deus pelo exemplo de vida de São Cristóvão.

Em sua homilia, o sacerdote recordou, em comunhão com a igreja universal, o apóstolo São Thiago, a necessidade de sermos iniciados na fé cristã e o tempo de pandemia que vivemos. Em seguida, lembrou a importância da vivência em comunidade, ao dizer: “a igreja não se faz de paredes e bancos, mas de homens e mulheres convictos da fé recebida na graça batismal”.

Para isso, faz-se necessário cuidar da casa do Senhor e saber o significado de pertencer a uma Paróquia e viver a dimensão espiritual, pois “seguir a Jesus não pode ser uma fantasia, seguir a Jesus não pode ser uma ilusão, seguir a Jesus precisa ser uma decisão”, como cantado no hino vocacional, afirmou o pároco.

Depois, ele pediu a intercessão de São Cristóvão para que todos se coloquem na condição de servos de Jesus e que a sabedoria esteja presente na caminhada para não concordar com qualquer discurso, principalmente neste ano de campanha eleitoral, mas que haja em nós uma busca constante de tudo o que agrada ao Pai. Também pediu ao Senhor, por intercessão do copadroeiro, para que nós vençamos as correntezas da nossa existência. Em seguida, concluiu sua reflexão e deu continuidade à celebração eucarística.

Por fim, o padre Sandro agradeceu a participação dos leigos (as) na Matriz, os seminaristas, o padre Cleonídio e aos fiéis que acompanharam a transmissão pela Rádio Nova Vida FM 87,9 e redes sociais das Paróquias de Brumado-BA no tríduo e festa do copadroeiro. Em clima de bastante alegria, toda a comunidade cristã rendeu graças a Deus pela comemoração do festejo em louvor a São Cristóvão.