8 de março de 2016

[ARTIGO] Quaresma: período de caminhada fraterna

Por Pe. Lely Almeida

"Amados irmãos, colocamo-nos no caminho da mística da nossa fé para juntos vivermos uma verdadeira comunhão com o Senhor..."

“Amados irmãos, colocamo-nos no caminho da mística da nossa fé para juntos vivermos uma verdadeira comunhão com o Senhor…”

Caros irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo, o tempo da Quaresma é um tempo de preparação; de pararmos para refletir a nossa caminhada de fé. É um tempo oportuno e favorável para nos refazermos e nos colocarmos diante de Deus. Tempo forte de discernimento e conversão.

A Campanha da Fraternidade desse ano é ecumênica e leva-nos a refletir sobre a nossa “Casa Comum”. Traz como tema: Casa Comum, nossa responsabilidade. O lema é tirado do livro do profeta Amós: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). Sabemos dos inúmeros desafios que a Igreja enfrenta. A Igreja deve cumprir com o seu papel de evangelizar, e o desafio é sobre o meio ambiente, a problemática da preservação, do cuidado que todos devem ter para com a nossa “Casa Comum” a vida do planeta.

O Papa Francisco nos brinda com a Carta Encíclica Laudato Si’ que traz uma reflexão sobre esse cuidado com a natureza. A cruz de Jesus nos aponta para uma vida nova, por mais que a cruz é sinal de morte em Jesus encontramos a redenção. Esse tempo é propício para fazermos um itinerário, passando pela Via Crucis (Via Sacra) acompanhando os passos do Mestre pelo caminho da dor e do seu sofrimento, para fazermos a passagem da morte, do sofrimento, para a vida; das trevas para a luz.

Em nossas práticas quaresmais, o pio exercício da Via Sacra consiste em refazer os passos desta trajetória e seus principais acontecimentos, levando os fieis a reviver espiritualmente a caminhada de Jesus, as injustiças de sua condenação, o cansaço de seus passos, a atrocidade de suas dores e sua crucifixão e morte no Monte Calvário. Ao mesmo tempo, meditam sobre as dores da paixão e morte de Cristo, os fieis revivem suas próprias dores e entram em comunhão e compromisso com os irmãos que sofrem.

Amados irmãos, colocamo-nos no caminho da mística da nossa fé para juntos vivermos uma verdadeira comunhão com o Senhor e que este Ano Santo da Misericórdia possamos abrir os nossos corações para a Misericórdia do Senhor em nossa vida. Que a nossa vida seja pautada pela Santa Palavra de Deus e que o nosso compromisso cristão seja vivido com entusiasmo, coerência e caridade com a vida que sofre, padece e que está sendo destruída pelo fascínio da morte.

Confiemo-nos na misericórdia do Pai bondoso Deus, Criador de todas as coisas.