20 de abril de 2023
DIOCESE

60ª Assembleia Geral da CNBB: Dom Carvalho comenta participação e destaca importância da comunhão eclesial

Por Pascom Diocesana, com informações da CNBB

Sob o manto de Nossa Senhora, em Aparecida (SP), mais de 480 bispos ativos e eméritos deram início, nesta quarta-feira (19), a 60ª Assembleia Geral da CNBB. Durante dez dias, o episcopado brasileiro vai definir objetivos futuros para a Igreja no Brasil. A temática principal desta edição está voltada à avaliação global da caminhada da Conferência Nacional dos Bispos.

Dom Carvalho presente na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP)

Em contato com a Pastoral da Comunicação Diocesana, Dom José Roberto Silva Carvalho comentou sobre a sua participação na Assembleia e destacou a importância da comunhão eclesial, vivenciada durante estes dias de encontro. “Aqui tem sido um momento de rica partilha, de reflexão e de estudo da Ação Pastoral e Evangelizadora da Igreja, das dimensões jurídicas canônicas. E o mais importante é encontrar um Brasil tão grande e tão diversificado, mas que aqui se torna um encontro de comunhão, de partilha e de unidade. Todas as discussões são de suma importância para a evangelização, mas, para a vida da Igreja, é extremamente importante essa comunhão eclesial”, disse o bispo.

Confira a mensagem do bispo Dom Carvalho

Com fraternidade e sabedoria, os bispos reunidos em Assembleia vão eleger, também nesta edição, os religiosos que vão desempenhar funções específicas na CNBB pelo próximo quadriênio (2023-2026), como os quatros membros para compor a presidência da entidade; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.

Os bispos também irão debater 22 temas prioritários para Igreja, como análise da conjuntura social, campanha da fraternidade, entre outros. Serão duas sessões diárias ao longo da programação, que inclui ainda participação em celebrações todos os dias no Santuário Nacional.

A 60ª Assembleia Geral dos Bispos brasileiros acontece no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida e segue até o dia 28 de abril.

Foto: CNBB