Sob o manto de Nossa Senhora, em Aparecida (SP), mais de 480 bispos ativos e eméritos deram inÃcio, nesta quarta-feira (19), a 60ª Assembleia Geral da CNBB. Durante dez dias, o episcopado brasileiro vai definir objetivos futuros para a Igreja no Brasil. A temática principal desta edição está voltada à avaliação global da caminhada da Conferência Nacional dos Bispos.
Em contato com a Pastoral da Comunicação Diocesana, Dom José Roberto Silva Carvalho comentou sobre a sua participação na Assembleia e destacou a importância da comunhão eclesial, vivenciada durante estes dias de encontro. “Aqui tem sido um momento de rica partilha, de reflexão e de estudo da Ação Pastoral e Evangelizadora da Igreja, das dimensões jurÃdicas canônicas. E o mais importante é encontrar um Brasil tão grande e tão diversificado, mas que aqui se torna um encontro de comunhão, de partilha e de unidade. Todas as discussões são de suma importância para a evangelização, mas, para a vida da Igreja, é extremamente importante essa comunhão eclesial”, disse o bispo.
Com fraternidade e sabedoria, os bispos reunidos em Assembleia vão eleger, também nesta edição, os religiosos que vão desempenhar funções especÃficas na CNBB pelo próximo quadriênio (2023-2026), como os quatros membros para compor a presidência da entidade; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o SÃnodo 2023. Â
Os bispos também irão debater 22 temas prioritários para Igreja, como análise da conjuntura social, campanha da fraternidade, entre outros. Serão duas sessões diárias ao longo da programação, que inclui ainda participação em celebrações todos os dias no Santuário Nacional.
A 60ª Assembleia Geral dos Bispos brasileiros acontece no Centro de Eventos Padre VÃtor Coelho de Almeida e segue até o dia 28 de abril.Â