30 de agosto de 2018

56ª Assembleia de Pastoral do Regional NE3 é realizada em Salvador

Por Pe. Sátiro Fernandes

56ª Assembleia de Pastoral do Regional NE3 é realizada em Salvador

Na cidade de Salvador, entre os dias 27 a 30 de agosto, está acontecendo a 56ª Assembleia de Pastoral do Regional NE3 da CNBB.  O tema básico da reflexão é “a cultura urbana e os desafios para a evangelização”, tendo como assessor o Pe. Manoel Filho. A compreensão é a de que a questão do urbano não está mais ligada a lugar, mas se tornou uma mentalidade. O desafio da ação evangelizadora é o de encontrar novas formas de diálogo com esse inédito horizonte cultural que vivemos.

É com espírito de oração, reflexão e discernimento que os bispos, coordenadores de pastoral e lideranças leigas, estamos avaliando e projetando caminhos que possibilitem o Evangelho de Cristo chegar aos corações dos homens e mulheres de nosso Regional Bahia e Sergipe.

Pela nossa Diocese participam: Dom Carvalho (bispo Diocesano), Pe. Eutrópio Aécio (Coordenador Regional da Pastoral Universitária) e Pe. Sátiro Fernandes (coordenador diocesano de pastoral).

Dentre tantos materiais e iniciativas partilhadas, uma das novidades é a “Cartilha ecológica do Rio São Francisco” da CNBB Regional, que propõe ações concretas para resgatar a vida do Rio e sua importância fundamental para as gerações futuras. Logo na apresentação se lê: “Hoje, somos nós que devemos dar um gole d’Água àquele que sempre nos matou a sede e a fome”.

O Compromisso com Jesus Cristo nos leva a olhar a realidade e, num espírito samaritano de compaixão, nos colocar a serviço da vida plena para todos, especialmente dos mais pobres, incluindo o cuidado para com a causa comum.