6 de julho de 2018
DIOCESE

41ª Romaria da Terra e das Águas acontece neste fim de semana em Bom Jesus da Lapa

Por CPT Bahia, com adaptações

Divulgação

Com o tema “Justiça e Paz na terra! Compromisso e fidelidade em defesa da vida” e o lema “Se calarem a voz do povo, as fontes secarão”, a 41ª Romaria da Terra e das Águas teve início, nesta sexta-feira (06), em Bom Jesus da Lapa (BA). O evento segue até domingo (09) e contará com celebrações religiosas, debates e atividades culturais. Romeiros da Diocese de Caetité também participam da visita ao Santuário do Bom Jesus.

Durante a romaria, além das demonstrações de fé, romeiros e romeiras participam de espaços de discussão e formação social e política. “Nossas Romarias têm sido marcadas por experiências de Fé e Vida de um povo peregrino, que reza, luta e propõe ações no chão da vida. A terra, herança de Deus para nossos antepassados, continua sendo para nós sinal de sua aliança e espaço para o ‘bem viver’”, afirma a Carta Convocatória para as atividades.

Este ano, serão discutidos temas como a preocupação com o atual contexto sociopolítico do país frente às agressões que os pobres e indefesos têm sofrido, assim como o desrespeito aos direitos humanos, sociais e naturais, fundamentais a todas as formas de vida.

“Nos últimos anos, os povos e comunidades tradicionais têm sido profundamente atacados pela grilagem de seus territórios e dizimados seus costumes. É preocupante o agravamento dos conflitos por água nos territórios Quilombolas, Indígenas, Fundos e Fechos de Pasto, Geraizeiros, Ribeirinhos, Extrativistas, entre outros”, alerta a Carta Convocatória.