14 de novembro de 2017

2018: Ano Laicato à luz da iniciação Cristã na Diocese de Caetité

Por PASCOM DIOCESANA

A Assembléia aconteceu no último fim de semana, entre 10 e 12 de novembro

A cada quatro anos, a Diocese de Caetité se reúne em assembléia para fazer uma avaliação da caminhada dos últimos anos e do último Projeto Diocesano de Evangelização, mas também para olhar além e idealizar àquilo que será o eixo da evangelização na Diocese.

Foram três dias de conversa, reflexão, palestras e partilhas para a elaboração do próximo Projeto Diocesano de Evangelização. Entre 10 e 12 de novembro, mais de cem pessoas das 37 paróquias que compõe a Diocese estiverem no CTL – Centro de Treinamento de Líderes – em Caetité.

Documento 102

“Igreja, casa de iniciação à vida Cristã” foi o tema da décima assembléia diocesana, que foi fundamentada no Documento 102 da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019″.

Dom Carvalho fala durante a assembléia

O documento, dividido em quatro capítulos, apresenta as atitudes fundamentais do discípulo missionário e a Igreja em saída, o contexto atual de mudança de época e os riscos e consequências desta realidade, além das urgências da ação evangelizadora e as perspectivas de ação para cada uma.

São cinco as urgências: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; e Igreja a serviço da vida plena para todos.

Uma equipe montada pelo Bispo Diocesano Dom Carvalho, foi responsável por organizar o antes, durante e depois da assembléia.

Documento 107

Também foi usado para reflexão o documento 107 – “Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar discípulos missionários”, que teve o texto aprovado durante a 55ª Conferência Geral da CNBB. Em seis passos o documento apresenta os processos de iniciação ao discipulado de Jesus e, já no primeiro capítulo, o texto apresenta o itinerário a partir do ícone bíblico representado pelo encontro de Jesus com a Samaritana, retratado no capítulo quatro do Evangelho de São João.

Documento 107 apresenta o itinerário a partir do ícone bíblico representado pelo encontro de Jesus com a Samaritana

A assembléia terminou com a elaboração do Projeto Diocesano de Evangelização para o triênio 2018-2020. O projeto tem como eixos: 1- Estado permanente de missão; 2- Igreja casa de iniciação cristã; 3- Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; 4- Igreja: a serviço da vida plena para todos. Já o eixo “A dimensão litúrgica e canônico-pastoral” estará presente em todos os outros eixos.

2018

O próximo ano foi escolhido como “Ano Laicato à luz da iniciação Cristã” e algumas atividades serão trabalhadas em todas as paróquias:

• Divulgar: Hino, Oração, Logomarca
  • Trabalhar o Documento 107 na festa dos padroeiros e o Documento 102 nas atividades paroquiais
  • Que todas as paróquias realizem abertura e encerramento do Laicato
  • Que toda paróquia termine o ano do Laicato com o CPP – Conselho Pastoral Paroquial – funcionando; que haja a participação dos leigos nos conselhos municipais
  • Romaria Diocesana do Laicato ao Santuário de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens, Rainha do Sertão, em Palmas de Monte Alto no dia 26 de agosto, último domingo do mês das vocações.