25 de julho de 2018

11º Encontro da OVM é realizado em Caetité

Por José Nilton Silva/Seminarista

11º Encontro da OVM é realizado em Caetité

Nos dias 21 e 22 de julho, aconteceu o 11º encontro diocesano da OVM (Obras das Vocações e Ministérios), no Centro de Treinamento para Líderes (CTL), em Caetité. O encontro teve início com animação e a presentação dos vicariatos presentes: Rainha dos Apóstolos, Rainha dos Profetas, Rainha da Paz, Rainha do Sertão, Rainha dos Patriarcas e Rainha dos Mártires. Também foram apresentados os seminaristas propedêutas da diocese de Livramento de Nossa Senhora, que se encontram no processo formativo em Caetité, e um seminarista, visitante, da arquidiocese de Vitória da Conquista.

O seminarista Danilo Lima fez uma exposição sobre a Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, do Papa Francisco, sobre a chamada à santidade no mundo atual. Na exposição, foram apresentados aspectos fundamentais sobre a santidade, mencionados pelo Papa Francisco. Ressaltou, ainda, que o objetivo da Exortação é abordar a questão da santidade como desejo do coração de todo batizado.

O bispo diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, relatou a importância da OVM nas paróquias, tendo em vista a promoção vocacional. Ele disse que esse movimento não se encontra estruturado em todas as paróquias e é necessário um processo de reestruturação. Disse ainda que os encontros a nível diocesano acontecerão duas vezes ao ano: em julho, de caráter formativo, e em dezembro, de caráter de partilha de experiências e confraternização. Ele apresentou a prestação de contas da arrecadação pela OVM e disse que essa arrecadação deve ser de maneira crescente, devido ao bom número de seminaristas da diocese. Logo depois, o padre Sátiro apresentou a logomarca da OVM com seus símbolos, os modelos de camisa e a ficha de adesão dos zeladores e dos associados de tal movimento. Esses aspectos são fundamentais para a organização da OVM. Dom Carvalho lembrou ainda que esse movimento é organizado por equipes diocesana, paroquial, e futuramente, deve-se ter uma equipe do vicariato.

O seminarista Lázaro Matheus mediou a reflexão em grupos sobre o texto “Escutar, discernir, viver o chamado do Senhor”, do Papa Francisco. Houve a leitura e a reflexão do texto em grupos. Em seguida, as reflexões foram partilhadas em plenária, através de respostas sobre o questionário. Os seminaristas Bruno Moreira e Danilo Barros apresentaram “o portal de comunicação dos seminaristas da Diocese de Caetité” (https://www.intercambiocaetite.com/) e sua finalidade. Eles incentivaram os presentes a acessarem e a divulgarem esse meio de comunicação. O seminarista Leonardo Rafael concluiu o encontro com a oração final.