10 de novembro de 2024
DIOCESE

XI Assembleia Diocesana escolhe família, juventudes e ecologia como prioridades de 2025 a 2028

Por Pascom Diocesana

A XI Assembleia Diocesana de Pastoral foi encerrada neste domingo (10) com propostas de evangelização para os próximos quatros anos (2025-2028) na Diocese de Caetité, atendendo o objetivo principal do evento: elaborar o Plano Diocesano de Evangelização. A Assembleia teve início na sexta-feira (8), com a Santa Missa, presidida pelo Bispo Dom Roberto Silva Carvalho, e a sessão de abertura na Catedral Senhora Sant’Ana. Cerca de 140 pessoas, entre padres, religiosos, religiosas, diácono, seminaristas e leigos de todas as 40 paróquias participaram da Assembleia, coordenada pelo Bispo.

A décima primeira edição teve como tema “Peregrinos de Esperança: comunhão, participação e missão”, em plena sintonia com duas iniciativas do Papa Francisco: o Ano Jubilar de 2025, celebrando os 25 anos do Terceiro Milênio, e o Sínodo – “Por uma Igreja sinodal: Comunhão, participação e missão”.

Foto: Pascom Diocesana

O mais novo padre da Diocese, Pe. Matheus Augusto Silva Souza, da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e Almas de Jacaraci, participou pela primeira vez como padre de uma Assembleia. Em conversa com a Pascom Diocesana, ele falou sobre sua participação no evento. “Eu espero que possamos crescer sempre mais na sinodalidade, na comunhão, na participação e na missão. Somos uma Igreja viva, uma Igreja centenária, que tem sua história e deve continuar”, disse.

O leigo Robério Virgens Aires, da Paróquia São Pedro Apóstolo de Aracatu, participou da primeira Assembleia Diocesana, realizada em novembro de 1984. Desde então, ele tem visto o crescimento da caminhada da Diocese. “A gente vai percebendo a linda caminhada da nossa Diocese, que está inserida no meio do povo, em comunhão com as pessoas, com a nossa realidade, com a convivência com o semiárido, com a transformação de vidas em cada Paróquia e município”, destacou.

A XI Assembleia Diocesana de Pastoral contou, na programação, com exposição de temas, momentos de partilha e de oração e Santa Missa. O evento foi realizado no Centro Pastoral Diocesano São Joaquim, em Caetité. Confira mais detalhes sobre os assuntos abordados durante a Assembleia.

Síntese das Assembleias Paroquiais

As contribuições das Assembleias Paroquiais, realizadas entre os meses de julho e setembro deste ano, foi pauta da XI Assembleia Diocesana de Pastoral no sábado (9). O momento foi conduzido pelo coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Sátiro Bezerra. O padre apresentou aos participantes a síntese das respostas discutidas pelas paróquias a partir de três eixos: comunhão, participação e missão.

Pe. Sátiro também apresentou propostas que foram elaboradas pela Comissão de Organização da XI Assembleia Diocesana. Segundo as propostas, a Diocese de Caetité vai trabalhar, nos próximos anos, os seguintes tema: vivencia do Ano Jubilar (2025), evangelização da família (2026), evangelização das juventudes (2027) e desenvolvimento da ecologia integral (2028).

Em grupos, os participantes discutiram as contribuições das paróquias para a caminhada da Igreja Diocesana e também as propostas apresentadas pela Comissão e trouxeram outras contribuições. Todas as propostas foram reunidas no Plano Pastoral Diocesano dos próximos quatro anos (2025-2028).

Confira mais detalhes sobre o Plano Diocesano de Evangelização no vídeo abaixo.

Bula do Ano Santo de 2025

A Bula de proclamação do Ano Santo de 2025 foi apresentada na XI Assembleia Diocesana de Pastoral na tarde deste sábado (9). A esperança não decepciona (Spes non confundit) é o tema da Bula do Papa Francisco, que invoca a esperança como dom no Jubileu do ano que vem. O texto foi apresentado, na Assembleia, pelo Pe. Antônio Meira, da Paróquia Imaculado Coração de Maria de Tanque Novo.

Na Diocese de Caetité, a abertura solene do Ano Jubilar e da Porta Santa será no dia 29 de dezembro, às 9h, na Catedral de Senhora Sant’Ana.

Em entrevista à Pascom Diocesana, Pe. Antônio Meira explicou a Bula do Jubileu de 2025.


Avaliação do Bispo

Encerrando as atividades, o bispo Dom Carvalho participou da demonstração do plantio de uma árvore como símbolo de uma Igreja comprometida com a vida. Ele também anunciou mudanças nas assessorias eclesiásticas das pastorais e movimentos diocesanos e, em conversa com a Pascom, fez uma avaliação da XI Assembleia.

“Foi uma experiência muito rica vivenciada pelos delegados, pessoas eleitas nas paróquias, representantes de pastorais movimentos e dos organismos que estão ligados à Diocese de Caetité. Uma experiência de comunhão, participação e missão. Conduzidos pelo Espírito Santo de Deus, refletimos de forma objetiva, clara, levando em consideração os grandes desafios do nosso mundo atual, e elaboramos um plano pastoral de evangelização para os próximos anos. Concluímos de forma muito satisfeita, não só eu, mas falo do que vi na própria avaliação da Assembleia”, disse.

Confira as fotos da XI Assembleia Diocesana de Pastoral.