2 de maio de 2025
Notícias

Uma reflexão sobre o “extra omnes”..

Pascom Diocesana

Um dos gestos emblemáticos do ritual do Conclave é o “extra omnes”, isto é, quando o mestre de cerimônias pontifícias fecha as portas da Capela Sistina depois de todos os cardeais entrarem solenemente em procissão ali. “Extra omnes”(Todos fora…) ele diz como um “convite”, na realidade um imperativo para que os que não estão habilitados em sua dignidade cardinalícia e aptos para votarem se retirem e assim o Conclave possa ter início formalmente.
Esse gesto que perpassa séculos motivou-me a escrever este texto.
Tenho percebido, nos últimos dias, “extra omnes” sendo previamente ditos por aí! Na mídia laica, mas não somente. Em páginas que se dizem “católicas”, nos autointitulados “apostolados digitais” também e, pasmem, com a mesma mundanidade ou pior do que aqueles chamados “meios de comunicação seculares”…
Os “extra omnes” precoces que ouço são as artimanhas para queimar e desqualificar cardeais que tem seus nomes como “papáveis” ou são os “indesejáveis ” de acordo os critérios de quem está dizendo; é preciso garantir que estes estejam “extra” (fora)… e correm soltos os boatos, as informações com o genérico “fontes disseram…”. Vídeos ou recortes antigos são destacados…frases também… Algumas páginas ou perfis “católicos “ já são mestres na arte da comunicação maledicente e dúbia – às vezes sutil – para gerar reações acaloradas, defendendo “seus interesses” (velados ou não)…
No Conclave mais midiático da história, enquanto os cardeais, os únicos eleitores habilitados, estão nas chamadas “Congregações Gerais” visando refletir e fornecer elementos que ajudem a traçar um perfil do novo papa, tendo em vista as urgências e necessidades mais atuais da Igreja, há correndo paralelo um exército de especialistas e outros nem tanto; há apostadores e palpiteiros, há os “lobbistas”- ou que se acham assim! – das tendências no interno do catolicismo que precisam manter suas “bolhas sob controle”; há humoristas, há de tudo…ou…de nada!
Tenho pena do cerimoniário pontifício…Será que ele conseguirá dizer o “extra omnes” oficial no próximo dia 07 na porta da Capela Sistina? Será que os cardeais vão mesmo entrar na Capela com tantos “extra omnes” não oficiais já sendo ditos agora? Será que teremos “quorum”…?

Pe. Eutrópio Aécio de Carvalho Souza
Belo Horizonte-MG, 02/05/2025: dia em que os bombeiros no Vaticano instalaram a “chaminé” na Capela Sistina…