A Diocese de Caetité recebeu, nos dias 27 e 28 de julho, o Seminário sobre o Ano Nacional do Laicato, com o tema “O Laicato sobre diversos areópagos: Família, Mundo do Trabalho, Política, Cultura e Educação, Juventude, Comunicação geral”. O professor e teólogo Wanderlei Aparecido, natural de São Paulo, foi enviado pelo CNLB nacional para assessorar o seminário. Estiveram presentes 25 participantes, entre eles Wilma Almeida da Diocese de Jequié, atual presidente do RN3.
O seminário foi aberto com um momento de oração feito pelo leigo Gilmar da cidade de Lagoa Real, com base no texto de Mateus 13, 18-23. O presidente do CNLB – Caetité, Marcos Antonio, fez a abertura oficial e apresentou o assessor.
Após as apresentações deu-se início um estudo em grupo de dois textos: “ O cristão leigo, sujeito na Igreja e no mundo: Esperanças e Angústias”, que fala dos documentos e conferências que tratam do leigo e sua importância para a Igreja, seus avanços no decorrer da história e uma delas é justamente a criação dos CNLBs, CEBs.
Mas não podemos esquecer que houveram alguns recuos, tais como: insuficiência e omissão nas estruturas e realidades do mundo, areópagos da universidade, da comunicação, da empresa, do trabalho, da política, da cultura, da medicina, do judiciário e outros.
Quem é o rosto do Laicato hoje da nossa Igreja? São os casais cristãos, idosos, leigos e leigas, coroinhas, dentre outros.
No tocante ao mundo globalizado, chegamos a conclusão que, no mundo, o cristão que não tem a consciência de ser sujeito corre o risco da alienação, da acomodação e da indiferença, de ser objeto, coisa.
O consumo se torna o modo de vida comum cada vez mais universalizado.
Em um segundo tópico “ Sujeito eclesial: discípulos missionários e cidadãos do mundo”. Igreja povo de Deus pode mudar ao longo da história, mas mantém a primazia do amor. A igreja: o corpo de Cristo na História, o corpo de cristo implica num forte compromisso ético de cuidado e solidariedade. Identidade e dignidade da vocação laical está diretamente ligada a nossa ligação a Cristo pelo Batismo que nos constitui Povo de Deus, povo cristão na Igreja e no mundo.
Também foi abordado o sacerdócio comum, o perfil mariano da Igreja, vocação universal à santidade e o cristão leigo como sujeito eclesial. Para entendermos melhor foi feito um trabalho em grupo para fazer um levantamento dos nossos areópagos em nossas dioceses.
A presidente do RN3 Wilma falou sobre as dificuldades que os leigos encontram hoje para articular e formar conselhos nas dioceses que ainda não tem. Muitas barreiras são encontradas mesmo ela oferecendo ajuda.
Ao final do seminário foi proposta uma avaliação e todos avaliaram como bem proveitoso, principalmente a assessoria do professor e teólogo Wanderlei Aparecido.