Nesta quinta-feira (25), o bispo Dom José Roberto Silva Carvalho, reunido com o clero diocesano em Caetité para a Missa da Unidade, divulgou orientações para as paróquias celebrarem a Semana Santa. A medida tem como objetivos oferecer segurança às comunidades e garantir uma unidade diocesana nas celebrações.
O bispo pediu aos padres que façam celebrações mais curtas e obedeçam o horário do toque de recolher vigente na Bahia.
No comunicado distribuÃdo aos padres, Dom Carvalho proÃbe a realização de procissões, nem mesmo dentro da igreja, com exceção da procissão de entrada com um número reduzido de ministros.
A via-sacra pode ser realizada dentro da igreja, sem a circulação de fiéis acompanhando os quadros das estações. Também não está permitida a circulação de imagens de santos, cruz, SantÃssimo Sacramento, CÃrio Pascal pelas ruas da cidade, mesmo que sejam em carro fechado.
As igrejas e capelas podem ficar abertas durante o dia para oração pessoal e visitação, obedecendo ao horário do toque de recolher.
Na Missa da Ceia do Senhor, na quinta-feira Santa, não haverá o gesto do lava-pés nem a transladação com SantÃssimo Sacramento. Na celebração da Paixão do Senhor, na sexta-feira Santa, apenas o padre beijará a cruz.
A Semana Santa começa neste domingo com a Celebração de Ramos. Nessa semana, a Igreja recorda a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.