18 de abril de 2025
DIOCESE

Sem Missa nesta Sexta-feira Santa, fiéis participam da Liturgia da Paixão e Adoração da Cruz

Por Pascom Diocesana

Nesta Sexta-feira Santa, centenas de fiéis se reuniram nas paróquias da Diocese de Caetité para a celebração da Paixão e Adoração da Cruz. A cerimônia, realizada às 15h, rememora a morte de Jesus Cristo na cruz e é marcada por um clima de profunda reflexão, silêncio e oração. Diferente das missas, a celebração da Paixão não conta com consagração da Eucaristia, e o altar permanece desnudo, sem toalhas ou adornos, como sinal de luto e recolhimento. Nesse dia, em nenhum lugar do mundo se celebra Missa.

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Licínio de Almeida, a celebração foi presidida pelo Pe. Noel, da Arquidiocese de Vitória da Conquista. Na homilia, ele convidou os fiéis a refletirem quem são no cenário da Paixão de Cristo: se Judas, que traiu Jesus; se Pilatos que fez o julgamento; ou se Pedro que o negou. “Quem somos nós neste cenário?”, indagou o sacerdote.

Paróquia N.Sª da Conceição – Licínio de Almeida

Na Paróquia São José, em Mortugaba, o Pe. José Carlos Rodrigues destacou o amor de Jesus pelas pessoas. O padre afirmou que a única coisa que Jesus queria era a salvação do mundo para todos os seus filhos, mas na época Ele não foi compreendido.

Em Caculé, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, o Pe. Paulo Henrique Neves Souza conduziu os fiéis a refletirem sobre a cruz. O padre pediu aos presentes que não olhassem para a cruz com ar de derrota, mas de vitória.

Na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e Almas, em Jacaraci, o Pe. Matheus Augusto Silva Souza destacou que os cristãos são chamados a viver na esperança. “Esperança no novo dia que ressurgirá, o dia da Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse o sacerdote, que, na homilia, falou também da importância da penitência. “Na liturgia de hoje se revela o amor que o Senhor tem para cada um de nós”, reforçou o padre.

Após a homilia, em todas as paróquias, a celebração seguiu o rito da Adoração da Cruz, momento em que os fiéis veneram a imagem de Jesus morto e saem em silêncio.

Confira mais fotos da celebração em algumas paróquias da Diocese de Caetité.