Com o tema “A fé, a evangelização e a missão em tempos de pandemia” e o lema “São Cristóvão, ajudai-nos nesta travessia”, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, de Brumado, celebrou em 2021 seu copadroeiro São Cristóvão. O santo é considerado o padroeiro dos motoristas e é tradicionalmente comemorado no dia 25 de julho. Por conta da pandemia da Covid-19, não foi possível a presença do grande número de fiéis, como de costume, porém a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão acolheu alguns representantes dos (as) leigos (as) nos dias de tríduo e celebração eucarística festiva.
De 22 a 24 houve celebração eucarística às 19h30 e no dia 25, as atividades do dia festivo seguiram a programação: celebração eucarística às 7h; adoração ao Santíssimo Sacramento e distribuição da Eucaristia das 9h às 12h; benção com o Santíssimo Sacramento, queima de fogos e repicar do sino às 12h. A saída da imagem de São Cristóvão da Vila Presidente Vargas e bênção dos automóveis em frente à comunidade São Cristóvão às 16h e às 17h, a celebração eucarística solene.
Além dos leigos (as), os seminaristas Evangelisto, Inácio, Kalmon e Victor Johnny, do período Propedêutico da Diocese de Caetité-BA, atualmente com sede em Brumado-BA, estiveram presentes durante toda a programação com o pároco padre Sandro Alves Teixeira Lima. Já o padre Cleonídio Alves da Silva e o seminarista José Nilton, da etapa da síntese vocacional, estiveram presentes apenas no sábado, dia 24.
Foram momentos de reflexão diante deste contexto social de pandemia pelo fato da Covid-19. Devido às restrições propostas pela Organização Mundial da Saúde, o número de fiéis na assembleia foi limitado, no entanto, quem desejasse, assistiria a transmissão de toda a programação, em sua casa, igreja doméstica, pelas redes sociais das Paróquias de Brumado-BA e Rádio Nova Vida FM 87,9.
A cada dia, o pároco padre Sandro, cumprimentava com as boas-vindas a todos e louvava a Deus pelo exemplo de vida de São Cristóvão. Em especial, na celebração eucarística festiva, em sua homilia, a princípio, o sacerdote recordou a liturgia do dia em 2Rs 4, 42-44; Sl 144 (145); Ef 4, 1-6 e depois refletiu acerca do Evangelho Jo 6, 1-15.
O sacerdote lembrou a igreja enquanto templo vivo, povo de Deus. Também citou a comunhão neste momento com todas as famílias enlutadas, em especial, tantos membros da comunidade paroquial que já partiram para a morada celeste. Na oportunidade ainda citou: celebrar a festa de um padroeiro é reavivar a chama da nossa fé.
Ele ainda destacou que a liturgia da Palavra nos faz entender a aliança estabelecida por Deus com todos nós e somos convidados a confiar na providência divina. Também a pensar não somente na multiplicação do pão material, mas o da evangelização, da fé e da esperança. Em seguida, concluiu sua reflexão com um pedido: é necessário deixar a vontade de Deus se realizar em nós. E, logo após, houve a continuidade da celebração eucarística.
Por fim, o pároco padre Sandro agradeceu a contribuição de todos durante esses dias de festejos, também aos fiéis que acompanharam as transmissões pela Rádio Nova Vida FM 87,9 e redes sociais das Paróquias de Brumado-BA e apresentou alguns membros da Pastoral da Comunicação para a assembleia, destacando a importância da PASCOM. Um representante da Liturgia fez a leitura da mensagem de agradecimento ao pároco pelo cuidado para com os fiéis e em clima de alegria, toda a comunidade rendeu graças a Deus pelo encerramento do festejo em louvor a São Cristóvão e pela vida dos visitantes e aniversariantes. Depois o sacerdote deu a benção final e todos cantaram o hino do copadroeiro enquanto acontecia a queima de fogos.