2 de outubro de 2024
DIOCESE

Saiba o que é a Assembleia Diocesana de Pastoral; evento ocorre em novembro

Por Pascom Diocesana

A Assembleia Diocesana de Pastoral é a expressão máxima de uma Diocese. O encontro reúne representantes de uma parte do povo de Deus, como bispo, padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas.

O objetivo é avaliar e planejar, à luz do Espírito de Deus, a caminhada pastoral e de evangelização da Diocese por um determinado período, definindo prioridades, objetivos e programas de ação.

A Assembleia Diocesana de Pastoral é, portanto, um espaço para decisões amplas e de grande animação pastoral em nível diocesano.

CPD, novembro de 2023. Foto: Pascom Diocesana

XI Assembleia Diocesana de Pastoral

A XI edição da Assembleia Diocesana de Pastoral está marcada para os dias 8, 9 e 10 de novembro, no Centro Pastoral São Joaquim, em Caetité.

“Peregrinos de Esperança: comunhão, participação e missão” é o tema da Assembleia, em plena sintonia com duas iniciativas do Papa Francisco. “Peregrinos da Esperança” é uma referência ao Ano Jubilar de 2025, celebrando os 25 anos do Terceiro Milênio. “Comunhão, participação e missão” provém do tema do Sínodo – “Por uma Igreja sinodal: Comunhão, participação e missão”.

CPD, novembro de 2023. Foto: Pascom Diocesana

O lema “Aproximou-se e começou a caminhar com eles” (Lc 24,15) recorda o 3º Ano Vocacional do Brasil, ocorrido em 2023, inspirado na experiência dos discípulos de Emaús: “Corações ardentes, pés a caminho!”.

Confira a programação completa da XI Assembleia Diocesana de Pastoral.