14 de fevereiro de 2024
DIOCESE

Quarta de Cinzas: celebrações abrem período Quaresmal na Diocese

Por Pascom Diocesana

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira de Cinzas (14), a Catedral Senhora Sant’Ana, em Caetité, já estava lotada de fiéis para a primeira Missa do dia, que marca o início de um novo tempo litúrgico na Igreja: a Quaresma. O período de penitência, oração e caridade é uma preparação para a Páscoa. A celebração foi presidida pelo bispo Dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada pelo mons. Adhemar Cardoso.

Na homilia, Dom Carvalho destacou que esses 40 dias deve ser um tempo mais intenso de oração. “É um tempo em que Deus nos convoca à conversão, a voltar para o Senhor, para a Sua Casa. Há muitas coisas no nosso interior que podem nos afastar do Senhor, mesmo estando presente na Igreja, porque a nossa vida de fé não se expressa apenas em celebrações ou repetições de ritos, mas nas atitudes concretas do nosso dia a dia”, disse o bispo.

Durante a celebração, após a Liturgia da Palavra, Dom Carvalho abençoou as cinzas. Com o auxílio de religiosas, realizou o gesto de imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis, sinal que convida os cristãos à transformação interior e ao despertar espiritual.

Confira, na íntegra, a homilia do bispo Dom Carvalho na Santa Missa desta quarta-feira de Cinzas.

Missa nas Paróquias

Na maioria das 40 paróquias da Diocese de Caetité, a Missa desta quarta-feira de Cinzas foi realizada à noite. Em muitas paróquias, teve celebração em vários horários do dia, inclusive nas comunidades rurais e urbanas. Em Condeúba, a celebração presidida pelo padre Lázaro Matheus aconteceu na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, que este ano completa 173 anos.

Foto: Pascom Condeúba

Confira mais fotos das celebrações deste dia pela Diocese de Caetité.

  • Paróquia de Guajeru
  • Paróquia de Guajeru

Campanha da Fraternidade 2024

Com a Quaresma, a Igreja no Brasil inicia também a Campanha da Fraternidade (CF), que este ano completa 60 anos. “Fraternidade e Amizade Social” é o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para reflexão em 2024. O lema foi retirado da passagem bíblica do Evangelho de Mateus (23: 8). A CF deste ano é inspirada na Encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti (Sobre a Fraternidade Social).

Em Jacaraci, pessoas da comunidade retrataram a imagem que ilustra o cartaz da CF deste ano. Foto: Pascom Jacaraci

Segundo o bispo Dom Carvalho, o objetivo da Campanha é ajudar os cristãos a ser mais irmãos uns dos outros. “À medida que o nosso relacionamento com Deus vai crescendo, que cresça também a nossa amizade com os irmãos. Esse tema é importante porque constatamos que, pela vivência e cotidiano da nossa vida, que a nossa sociedade está enferma e a cada dia aumenta o nosso individualismo social e a agressividade”, frisou.

Para o coordenador diocesano da Cáritas, padre Osvaldino Barbosa, a Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB é um exemplo para outros países do mundo. “Mais uma vez, a Igreja está atenta às necessidades da sociedade neste momento marcado por conflitos e rivalidades e nos propõe um tema muito importante”, acrescentou.

O lançamento oficial da CF 2024 foi realizado na manhã desta quarta-feira, em Brasília (DF), na sede da Conferência dos Bispos. Antes, uma Missa foi presidida pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da entidade, Dom Ricardo Hoepers. As atividades e reflexões da Campanha seguem durante todo o ano.