Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira de Cinzas (14), a Catedral Senhora Sant’Ana, em Caetité, já estava lotada de fiéis para a primeira Missa do dia, que marca o inÃcio de um novo tempo litúrgico na Igreja: a Quaresma. O perÃodo de penitência, oração e caridade é uma preparação para a Páscoa. A celebração foi presidida pelo bispo Dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada pelo mons. Adhemar Cardoso.
Na homilia, Dom Carvalho destacou que esses 40 dias deve ser um tempo mais intenso de oração. “É um tempo em que Deus nos convoca à conversão, a voltar para o Senhor, para a Sua Casa. Há muitas coisas no nosso interior que podem nos afastar do Senhor, mesmo estando presente na Igreja, porque a nossa vida de fé não se expressa apenas em celebrações ou repetições de ritos, mas nas atitudes concretas do nosso dia a dia”, disse o bispo.
Durante a celebração, após a Liturgia da Palavra, Dom Carvalho abençoou as cinzas. Com o auxÃlio de religiosas, realizou o gesto de imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis, sinal que convida os cristãos à transformação interior e ao despertar espiritual.
Confira, na Ãntegra, a homilia do bispo Dom Carvalho na Santa Missa desta quarta-feira de Cinzas.
Na maioria das 40 paróquias da Diocese de Caetité, a Missa desta quarta-feira de Cinzas foi realizada à noite. Em muitas paróquias, teve celebração em vários horários do dia, inclusive nas comunidades rurais e urbanas. Em Condeúba, a celebração presidida pelo padre Lázaro Matheus aconteceu na Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, que este ano completa 173 anos.
Confira mais fotos das celebrações deste dia pela Diocese de Caetité.
Com a Quaresma, a Igreja no Brasil inicia também a Campanha da Fraternidade (CF), que este ano completa 60 anos. “Fraternidade e Amizade Social” é o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para reflexão em 2024. O lema foi retirado da passagem bÃblica do Evangelho de Mateus (23: 8). A CF deste ano é inspirada na EncÃclica do Papa Francisco Fratelli Tutti (Sobre a Fraternidade Social).
Segundo o bispo Dom Carvalho, o objetivo da Campanha é ajudar os cristãos a ser mais irmãos uns dos outros. “À medida que o nosso relacionamento com Deus vai crescendo, que cresça também a nossa amizade com os irmãos. Esse tema é importante porque constatamos que, pela vivência e cotidiano da nossa vida, que a nossa sociedade está enferma e a cada dia aumenta o nosso individualismo social e a agressividade”, frisou.
Para o coordenador diocesano da Cáritas, padre Osvaldino Barbosa, a Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB é um exemplo para outros paÃses do mundo. “Mais uma vez, a Igreja está atenta à s necessidades da sociedade neste momento marcado por conflitos e rivalidades e nos propõe um tema muito importante”, acrescentou.
O lançamento oficial da CF 2024 foi realizado na manhã desta quarta-feira, em BrasÃlia (DF), na sede da Conferência dos Bispos. Antes, uma Missa foi presidida pelo bispo auxiliar de BrasÃlia e secretário-geral da entidade, Dom Ricardo Hoepers. As atividades e reflexões da Campanha seguem durante todo o ano.