O encontro de formação para agentes da Pastoral do DÃzimo, realizado neste fim de semana, no Centro de Treinamento de LÃderes (CTL), em Caetité, reuniu 50 representantes de 27 paróquias da diocese. Na abertura, o bispo Dom Carvalho falou aos participantes sobre a importância do estudo do Documento 106 da CNBB. A publicação traz orientações e propostas da Igreja sobre o “dÃzimo na comunidade de fé “, que dá tÃtulo ao documento.
Assessor diocesano da Pastoral do DÃzimo, o padre Edson Rocha, de Malhada de Pedras, coordenou o encontro.
No sábado pela manhã, a Ir. Cirlei, da paróquia de LicÃnio de Almeida, conduziu um momento de espiritualidade, com orações e reflexão da Palavra de Deus. Uma oportunidade também para pensar a caminhada pastoral.
O professor Stanislau Carlos dos Santos, de Malhada de Pedras, apresentou o documento 106 da CNBB e deu orientações sobre como trabalhar o dÃzimo nas paróquias. “O dÃzimo expressa a participação da pessoa batizada na missão de anunciar o ‘Evangelho da Alegria’. Evangelização que acontece como obras de misericórdia. É evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do EspÃrito Santo, como Igreja discÃpula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Eucaristia à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”, explicou Stanislau.