15 de setembro de 2024
DIOCESE

Paróquias da diocese promovem assembleias rumo à XI Assembleia Diocesana

Por Pascom Malhada de Pedras

Entre os meses de julho e setembro, as 40 paróquias da Diocese de Caetité realizaram a Assembleia Pastoral Paroquial. O encontro de liderança das paróquias é um momento de preparação para a XI Assembleia Diocesana de Pastoral, que acontece em novembro, em Caetité.

Lideranças da Paróquia Senhora Sant’Ana de Piripá reunidas para a Assembleia Paroquial. Foto: Pascom

As assembleias paroquiais na Diocese acontecem desde 1988, ano em que foi realizada a 3ª Assembleia Diocesana. Elas fazem parte do processo de escuta e discernimento das bases para lançar luzes à própria caminhada comunitária. É também um processo de elaboração sinodal do plano pastoral diocesano.

Além disso, nas assembleias paroquiais, há a oportunidade de ocorrerem as mudanças das coordenações nas comunidades, conselhos, grupos, pastorais e movimentos, processo fundamental para a renovação das lideranças e da caminhada nas paróquias.

XI Assembleia Diocesana

A Assembleia Diocesana, prevista para os dias 8 a 10 de novembro de 2024, é a expressão máxima da Diocese. A XI edição marca 40 anos de história desde a primeira assembleia realizada entre os dias 19 a 22 de novembro de 1984.

A assembleia reúne representantes de uma “porção do povo de Deus” (bispo, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas). O objetivo é avaliar e planejar, à luz do Espírito de Deus, a caminhada pastoral e de evangelização pelos próximos quatros anos (2025-2028), a partir das marcas da sinodalidade e do compromisso cristão, capaz de oferecer a novidade do Evangelho da Vida e da Esperança ao contexto de nossos tempos.

“Peregrinos de Esperança: comunhão, participação e missão” é o tema da XI Assembleia Diocesana, em plena sintonia com duas iniciativas do Papa Francisco: “Peregrinos da Esperança” é uma referência ao Ano Jubilar de 2025, celebrando os 25 anos do Terceiro Milênio. “Comunhão, participação e missão” provém do tema do Sínodo: “Por uma Igreja sinodal: Comunhão, participação e missão”.

Já o Lema da Assembleia “Aproximou-se e começou a caminhar com eles” (Lc 24,15) recorda o 3º Ano Vocacional do Brasil, ocorrido em 2023, inspirado na experiência dos discípulos de Emaús: “Corações ardentes, pés a caminho!”.

A XI Assembleia Diocesana será também um momento oportuno para o revezamento das coordenações diocesanas laicais de pastorais, movimentos e serviços eclesiais diversos, bem como para assessores eclesiásticos e orientadores espirituais delegados pelo Bispo Diocesano.