Esta paróquia pertence ao município baiano de Cordeiros com uma população estimada em quase 9 mil habitantes que pertence à centenária Diocese de Caetité. A Paróquia foi criada em 20 de dezembro de 1962, pelo então Bispo diocesano Dom José Pedro Costa, que na ocasião criou mais 14 paróquias
Com fé e muito entusiasmo, a Paróquia de Cordeiros celebrou seus 60 anos com alegria, devoção e resgate da memória. O ano de 2022 tem sido um ano que trouxe muitos motivos para festejar: Acolhemos o Padre Hélio Guimarães como nosso pároco, depois de mais de um ano sem padre residente, e a partir da sua posse, as programações em torno da comemoração foram planejadas, bem como o retorno das demais atividades pastorais depois de longos meses de restrições pandêmicas.
De 10 de julho a 16 de agosto, a Imagem do Padroeiro, Senhor da Boa Vida, peregrinou pelas 32 comunidades que formam a paróquia. Os animadores acolheram o padroeiro com muita criatividade, fé, animação, celebração da Santa Missa ou da Palavra e partilha.
No dia 16 de agosto, a reforma da Matriz foi concluída e aconteceu a celebração da Festa da Dedicação da Paróquia presidida pelo nosso bispo, Dom Carvalho. Foi um momento ímpar para a paróquia de muita beleza, riqueza litúrgica, arquitetônica e participação significativa do povo de Deus que se reuniu para celebrar e festejar tão importante rito. Nesta ocasião, Nossa Senhora da Soledade foi instituída padroeira da paróquia, que passou a se chamar Paróquia Senhor da Boa Vida e Nossa Senhora da Soledade. E assim, de maneira tão nobre e solene, os festejos ao padroeiro começaram e foram até o dia 25 de agosto com a celebração diária da Santa Missa, participação de padres e leigos vindos de outras paróquias, presença das comunidades, visita à localidade denominada “Capela da Memória”, onde toda essa história de fé começou, quermesse e momento cultural após as celebrações.
Dando continuidade à programação dos 60 anos, de 27 de novembro a 18 dezembro, a paróquia recebeu a presença dos Padres José Silva, Manoel Queiroz e Allan, que fazem parte dessa história, para celebrar e festejar com os paroquianos. Além deles , o Bispo Dom Carvalho e os Padres Osvaldino Caitano, Vicente, Giuliano e Waldech enviaram suas mensagens no formato vídeo para assim se fazerem presentes nesta festa. Irmãs e missionárias que moram em terras mais distantes também enviaram suas felicitações. Sendo essa história feita com tantas participações, fizemos o possível para ninguém ficar de fora.
E mais uma missão foi dada e assumida pelos leigos para celebrar os 60 anos: levar a novena em preparação para o Natal para o maior número de famílias católicas da paróquia, para isso grupos foram divididos e desde o dia 13 de dezembro as ruas foram tomadas pelos missionários levando a mensagem do “Deus que nasce no meio de nós.”
E no dia 20 de dezembro de 2022, data oficial dos 60 anos, padre e leigos se reuniram na Praça da Prefeitura para a caminhada da memória, apresentando um pouco da história de cada comunidade e seus colaboradores “in memoriam”. Após a caminhada, aconteceu a celebração da Santa Missa, na Matriz e os festejos encerraram com uma recepção no Centro Mariano.
Segundo Papa Francisco, as caraterísticas essenciais da vida eclesial são ouvir o ensinamento dos apóstolos, salvaguardar a comunhão recíproca, partir o pão, ou seja, Eucaristia e a oração. Elas nos lembram que a existência da Igreja tem significado se permanecer firmemente unida a Cristo, na comunidade, na sua palavra, na Eucaristia e na oração. Ele ainda diz que na Igreja nada do que cresce fora destas “coordenadas” tem fundamento.
Vejo que nesta festa de 60 anos somos o retrato de uma Igreja a caminho, num ritmo sinodal de participação e missão. Temos muito o que celebrar, festejar e agradecer Tudo que já construímos revela a obra do Espírito Santo que tem bondade de nos reunir e instruir e de agora em diante colocamos tudo nas suas mãos para que essa história continue com espírito de unidade e comunhão.
Louvado seja Deus pelos nossos 60 anos!
Louvado seja por todos os colaboradores!