Como parte da programação da Semana Santa celebrada, a “Procissão do Encontro” é, tradicionalmente, realizada na Quarta-feira Santa. A caminhada relembra o encontro da Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora das Dores, com o seu Filho, Nosso Senhor dos Passos, carregando a cruz a caminho do calvário.
Na Paróquia Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras, um jovem representando Jesus com a cruz saiu da Praça do Mercado, acompanhado dos homens da comunidade. As mulheres partiram do Centro de Saúde, seguindo a representação da Virgem Maria e das figuras bíblicas de Maria Madalena e Verônica, conhecidas como “mulheres piedosas”. Durante os percursos, cantos penitenciais e orações ajudaram os fiéis a refletir sobre o sofrimento de Jesus e as dores de Maria.
No encontro em frente à Igreja Matriz, o padre José Rocha, pároco da cidade, proferiu o Sermão das Sete Palavras, convidando os fiéis à conversão e à penitência.
Segundo a Igreja Católica, a “Procissão do Encontro” não está registrada na Sagrada Escritura, mas pertence à cultura popular religiosa. Ela é parte da tradição da Igreja rezada durante a Via-Sacra. Pelo fato de Maria, a Mãe de Jesus, estar aos pés da cruz, tem-se a ideia de que ela O seguiu e, num determinado ponto do caminho até o calvário, eles se encontraram.