Nesta quinta-feira (10), padres, religiosos e religiosas da Diocese de Caetité se reuniram, no Centro Pastoral Diocesano São Joaquim, em Caetité, para um momento de espiritualidade e penitência, em preparação para a Missa dos Santos Óleos — também conhecida como Missa da Unidade. O encontro teve inÃcio nas primeiras horas da manhã, com a celebração das Laudes da Quinta-feira Santa, conduzida pelo padre Paulo Henrique Neves Souza. Durante esse momento orante, o padre Alessandro dos Santos Alves foi oficialmente incardinado na Diocese de Caetité, passando a integrar o clero diocesano.
Frei Jorge LuÃs Soares, OFMConv, conduziu uma profunda reflexão espiritual, centrada na ecologia integral — em sintonia com os apelos do Papa Francisco — e nos 800 anos do “Cântico das Criaturas”, escrito por São Francisco de Assis. A espiritualidade franciscana permeou todo o momento, destacando o cuidado com a criação como expressão de fé e compromisso cristão.
Frei Jorge também presidiu a celebração penitencial, seguida de um tempo dedicado à s confissões, propiciando aos participantes uma vivência intensa de reconciliação e renovação espiritual. Este momento marcou um importante passo na preparação do clero e das pessoas consagradas da diocese para os ritos do TrÃduo Pascal, especialmente a Missa da Unidade, momento em que a comunhão e a missão pastoral são reafirmadas.