A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) realiza até o dia 14 de julho, em Aparecida (SP), a Semana Nacional de Atualização para Formadores. O evento, que teve início nesta segunda-feira (10), faz uma reflexão sobre a “Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”, documento da Congregação para o Clero do Vaticano, que tem como tema “O dom da vocação presbiteral”, enfatizando a Dimensão Espiritual. O padre Gilvan Pereira (reitor do Seminário em Belo Horizonte) e o padre Sátiro Bezerra (reitor do Seminário Menor de Caetité) representam a Diocese de Caetité no encontro.
A formação conta com assessoria de dom Jorge Patrón Wong, secretário da Congregação para o Clero no Vaticano, e de dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar de São Paulo e referencial da OSIB. Mais de 200 padres de todo o Brasil participam da formação.
A programação é composta por celebrações da eucaristia, liturgia das horas e reflexões feitas pelos assessores. Além da presidência da Osib, o encontro conta, ainda, com a presença de dom Jaime Spengler, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e dos assessores da comissão, padre Deusmar Jesus da Silva e padre João Candido da Silva Neto.
A Congregação para o Clero (Santa Sé) publicou, dia 08 de dezembro de 2016, a “Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis”, decreto orientador para a formação de padres católicos, na qual sublinha a importância da “formação integral” e da maturidade psíquica, sexual e afetiva. A ‘Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis´é atualizada 46 anos depois, procurando unir de “modo equilibrado as dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral, através de um caminho pedagógico gradual e personalizado”.
O decreto defende ainda que deve ser prestada “máxima atenção ao tema da tutela dos menores e dos adultos vulneráveis”, evitando admitir ao seminário pessoas ligadas a “delitos ou situações problemáticas” relacionadas com abusos sexuais.
Para o cardeal Beniamino Stella, três palavras-chave são fundamentais para a compreensão do documento são “humanidade, espiritualidade e discernimento”. O texto realça a importância de não limitar a avaliação ao percurso acadêmico dos candidatos ao sacerdócio. O novo decreto, intitulado ‘O dom da vocação presbiteral’, de mais de 80 páginas, está disponível na internet. Acesse aqui a íntegra do documento.