20 de abril de 2025
DIOCESE

No domingo da Ressurreição, paróquias da diocese celebram Páscoa da Juventude

Por Pascom Diocesana

No domingo da Ressurreição do Senhor, jovens de paróquias da Diocese de Caetité celebraram a Páscoa da Juventude. O evento é um momento de reflexão, louvor e animação que acontece todo ano encerrando as atividades da Semana Santa.

Em Malhada de Pedras (Paróquia Senhor Bom Jesus), a Páscoa da Juventude seguiu a espiritualidade da Renovação Carismática Católica (RCC). Além da paróquia anfitriã, o evento também contou com a participação de jovens das paróquias de Rio do Antônio, Guajeru e Brumado. O encontro foi promovido pelo grupo Jovens Missionários de Cristo.

Momento de adoração Eucarística na Páscoa da Juventude em Malhada de Pedras. Foto: Pascom Paroquial

Arthur Neto, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Brumado, refletiu com os jovens sobre a importância deles darem testemunho em mundo tão carente de Deus. “Os nossos jovens precisam desses encontros para que se sintam amados, acolhidos e atraídos para a igreja, para terem, de verdade, um encontro pessoal com o Senhor. E nessa data é ainda mais importante porque nos traz a vida, a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo e nos impulsiona a viver a alegria e a esperança”, disse.

“Ele vive e nos quer vivo” foi o tema do encontro. “Nós estamos vivendo um tempo em que a juventude está afastada do Senhor. Assim, sentimos no dever de trazer esse avivamento de cura e libertação para os jovens, para eles entregarem tudo aquilo que não agrada ao Senhor e ressuscitem com Ele”, afirmou o coordenador do grupo responsável pelo evento, Ayran Fernandes.

Jovens de Guajeru presentes na Páscoa da Juventude em Malhada de Pedras.

Em Caetité, a Páscoa da Juventude reuniu jovens das duas paróquias da cidade, Senhora Sant’Ana e Nossa Senhora Aparecida. O evento é organizado todo ano pelos grupos e movimentos de jovens das duas paróquias, liderados pela Comissão Interparoquial para as Juventudes e pelo Conselho Paroquial da Juventude (CPJ). Vigário paroquial da Catedral, Pe. Lázaro Trindade falou sobre a importância desse encontro com os jovens. “Esse momento especial quer reunir todos os jovens para celebrar a Ressurreição de Jesus, que é o coração da nossa fé. Celebrar a Páscoa com as juventudes mostra o quanto a Igreja acredita e aposta nos jovens, a ponto de fazer uma opção preferencial por eles”, destacou.

A Ir. Adriana Silva, ITFR, da Congregação Terciárias Franciscanas Regulares, também esteve à frente do evento em Caetité. Para ela, celebrar o mistério pascal com o jovem, que, nos dias atuais, encontra tantos desafios pelo caminho, é tão importante e essencial. “Revela a beleza da vida nova que brota do sepulcro vazio, pois é nesse tempo de vida que são chamados a escolher: “Como eu quero viver? Por quem, ou por que eu sou capaz de me doar?”, indagou.

Muita animação na Páscoa da Juventude em Caetité. Foto: Pascom Paroquial

Nas duas cidades, Malhada de Pedras e Caetité, os jovens também participaram da Santa Missa da liturgia deste domingo da Ressurreição.