No domingo da Ressurreição do Senhor, jovens de paróquias da Diocese de Caetité celebraram a Páscoa da Juventude. O evento é um momento de reflexão, louvor e animação que acontece todo ano encerrando as atividades da Semana Santa.
Em Malhada de Pedras (Paróquia Senhor Bom Jesus), a Páscoa da Juventude seguiu a espiritualidade da Renovação Carismática Católica (RCC). Além da paróquia anfitriã, o evento também contou com a participação de jovens das paróquias de Rio do Antônio, Guajeru e Brumado. O encontro foi promovido pelo grupo Jovens Missionários de Cristo.
Arthur Neto, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Brumado, refletiu com os jovens sobre a importância deles darem testemunho em mundo tão carente de Deus. “Os nossos jovens precisam desses encontros para que se sintam amados, acolhidos e atraídos para a igreja, para terem, de verdade, um encontro pessoal com o Senhor. E nessa data é ainda mais importante porque nos traz a vida, a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo e nos impulsiona a viver a alegria e a esperança”, disse.
“Ele vive e nos quer vivo” foi o tema do encontro. “Nós estamos vivendo um tempo em que a juventude está afastada do Senhor. Assim, sentimos no dever de trazer esse avivamento de cura e libertação para os jovens, para eles entregarem tudo aquilo que não agrada ao Senhor e ressuscitem com Ele”, afirmou o coordenador do grupo responsável pelo evento, Ayran Fernandes.
Em Caetité, a Páscoa da Juventude reuniu jovens das duas paróquias da cidade, Senhora Sant’Ana e Nossa Senhora Aparecida. O evento é organizado todo ano pelos grupos e movimentos de jovens das duas paróquias, liderados pela Comissão Interparoquial para as Juventudes e pelo Conselho Paroquial da Juventude (CPJ). Vigário paroquial da Catedral, Pe. Lázaro Trindade falou sobre a importância desse encontro com os jovens. “Esse momento especial quer reunir todos os jovens para celebrar a Ressurreição de Jesus, que é o coração da nossa fé. Celebrar a Páscoa com as juventudes mostra o quanto a Igreja acredita e aposta nos jovens, a ponto de fazer uma opção preferencial por eles”, destacou.
A Ir. Adriana Silva, ITFR, da Congregação Terciárias Franciscanas Regulares, também esteve à frente do evento em Caetité. Para ela, celebrar o mistério pascal com o jovem, que, nos dias atuais, encontra tantos desafios pelo caminho, é tão importante e essencial. “Revela a beleza da vida nova que brota do sepulcro vazio, pois é nesse tempo de vida que são chamados a escolher: “Como eu quero viver? Por quem, ou por que eu sou capaz de me doar?”, indagou.
Nas duas cidades, Malhada de Pedras e Caetité, os jovens também participaram da Santa Missa da liturgia deste domingo da Ressurreição.