A celebração Eucarística presidida pelo bispo Dom José Roberto Silva Carvalho, na noite desta sexta-feira (8), na Catedral Senhora Sant’Ana, em Caetité, abriu a XI Assembleia Diocesana de Pastoral. A Missa foi concelebrada por todo o clero diocesano e contou com a presença de paroquianos da Casa Mãe da Diocese e também de religiosas e leigos de outras paróquias, que participam da Assembleia. O evento segue até domingo (10), ao meio dia.
No início da celebração, os estandartes dos seis Vicariatos da Diocese entraram em procissão, seguidos das bandeiras dos 33 municípios que formam a Diocese de Caetité.
Durante a homilia, Dom Carvalho destacou o caminho percorrido pela Igreja Diocesana em preparação para a XI Assembleia, a exemplo dos discípulos de Emaús. Também disse que o resultado da Assembleia será aquele que o Espírito Santo mostrar.
“Nós queremos refletir bem durante esta Assembleia como acolher a pessoa de Jesus que se apresenta a nós nas necessidades e na pessoa do outro”, disse o bispo.
Esta edição da Assembleia, informou Dom Carvalho, não terá como base as novas Diretrizes Evangelizadoras da Igreja no Brasil, porque, possivelmente, o texto das diretrizes será elaborado no ano que vem. Mas o bispo ressaltou que, mesmo assim, há material suficiente para elaborar o Plano Pastoral Diocesano dos próximos quatros anos (2025-2028), a partir da sinodalidade e do Jubileu da Esperança de 2025.
Após a Missa, Dom Carvalho conduziu, na Catedral, a sessão oficial de abertura da XI Assembleia Diocesana de Pastoral, na presença da comissão de organização do evento, padres, religiosas, seminaristas e leigos.
O coordenador diocesano de pastoral, Pe. Sátiro Bezerra, destacou o contexto em que se realiza a XI Assembleia Diocesana e reforçou a programação do evento que conta com a participação de 140 pessoas de todas as paróquias da Diocese.
A XI Assembleia Diocesana de Pastoral tem como tema “Peregrinos de Esperança: comunhão, participação e missão”.