Olá! Hoje é 15 de Outubro de 2024
SANTO DO DIA: Santa Teresa de Jesus (ou Teresa de Ávila), religiosa carmelita descalça e Doutora da Igreja

10 de outubro de 2024
DIOCESE

Memória das Assembleias Diocesana: uma trajetória de 40 anos

Por Pascom Diocesana

A formação dos leigos tem sido o foco das decisões nas Assembleias de Pastoral na Diocese de Caetité desde o início. Até hoje dez Assembleias foram realizadas num período de 40 anos. Agora, a Igreja Diocesana de Caetité se prepara para a 11ª edição do evento, marcada para novembro deste ano.

Trajetória das Assembleias

A 1ª Assembleia Diocesana de Pastoral ocorreu de 19 a 22 de novembro de 1984. Naquele ano, a caminhada das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) foi a principal pauta do evento. Quatro anos depois (18-22 de agosto, 1986), a 2ª Assembleia discutiu temas como a necessidade de formação integral nas áreas bíblica, litúrgica, sacramental, social e da religiosidade popular.

Em 1988, a 3ª Assembleia Diocesana de Pastoral ocorreu em sintonia com a celebração dos 75 anos de criação da Diocese de Caetité. “Povo de Deus que caminha” foi o tema da assembleia. Dois anos depois, a 4ª Assembleia utilizou a metodologia “ver, julgar e agir”, a mesma usada pela Campanha da Fraternidade. Uma das prioridades dessa edição foi a implantação do Dízimo em dimensão diocesana, em 1991, ano seguinte à realização da Assembleia.

Confira na linha do tempo os anos de realização das Assembleias seguintes na Diocese de Caetité.

A 10ª Assembleia foi realizada em 2017. Essa edição do evento foi a primeira coordenada pelo bispo Dom José Roberto Silva Carvalho, que tomou posso como bispo de Caetité em janeiro de 2017. “Igreja, comunidade de comunidades, casa de iniciação à vida cristã” foi o tema da última edição até hoje da Assembleia Diocesana de Pastoral.

Diante de novos desafios de ser Igreja nas terras sagradas do sertão do sudoeste baiano, a Diocese de Caetité se prepara para a 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral. A sinodalidade e o Ano Jubilar de 2025 serão os pontos centrais dessa edição, marcada para os dias 8 a 10 de novembro, no Centro Pastoral São Joaquim, em Caetité.

Para saber mais sobre as Assembleias Diocesana nestes 40 anos, clique aqui.