Há quase 60 anos, o 6 de agosto é um dia de festa para a pequena cidade de Malhada de Pedras. É que nessa data a comunidade católica celebra o Padroeiro do municÃpio, o Senhor Bom Jesus. A devoção ao Santo Padroeiro, no entanto, acontece há mais tempo. Desde 1945, as poucas famÃlias que residiam no local, à época municÃpio de Brumado, se reuniam para rezar e invocar a proteção do Senhor Bom Jesus.
Este ano, a programação da festa do Padroeiro da cidade foi reforçada, após dois anos com restrições devido à pandemia. Novena, alvorada, carreata, barraquinhas, leilão, show religioso e o tradicional show de prêmios fizeram parte dos festejos durante dez dias.
A Missa de encerramento, no fim da tarde deste sábado (6), contou com a presença de centenas de fiéis na praça da Matriz. Antes, uma procissão pelas ruas da cidade mostrou a devoção do povo malhadapedrense ao Santo Padroeiro.
A celebração EucarÃstica foi presidida pelo Pe. José Rocha e concelebrada pelo pároco da cidade, Pe. Afonso de Lima. “Quando nós paramos diante da imagem do Bom Jesus, somos chamados, no primeiro instante, a uma abertura de coração para podermos viver aquilo que foi escolhido como tema para rezarmos e meditarmos na Novena: a comunhão e a participação na abertura para a missão”, descatou Pe. José Rocha durante a homilia.
A festa do Padroeiro teve como tema “A Sinodalidade na vida e na missão da Igreja” em sintonia com o SÃnodo dos Bispos.
Antes do Novenário em louvor ao Senhor Bom Jesus, a imagem do Padroeiro de Malhada de Pedras percorreu, em peregrinação, as 29 comunidades rurais da paróquia com o objetivo de animar os devotos a participarem dos festejos. Foram mais de 40 dias de peregrinação com muita animação e participação das comunidades.
A imagem retornou à igreja Matriz no dia 28 de julho para a Missa de abertura da Novena. Na chegada, foi recebida com festa e carreata pela comunidade Sede.