Legionários e Legionárias dos “Praesidiuns” que formam as Cúrias Mãe Auxiliadora e Mãe Dulcíssima das Paróquias Sagrado Coração de Jesus de Caculé e São Sebastião de Ibiassucê celebraram no último domingo (28), a Missa pela passagem do centenário de criação da Legião de Maria no mundo. A celebração foi presidida pelo Pe Paulo Henrique, que chamou a atenção dos fieis para as reflexões do primeiro domingo do Advento e, ao mesmo tempo falou sobre a importância do trabalho da Legião de Maria na caminhada da Igreja. Infelizmente tal trabalho foi de certa maneira comprometido, tendo em vista a complexa situação da pandemia da Covid-19 que impediu os legionários de se reunirem e realizarem as visitas missionárias.
O padre pediu aos legionários, mediante orientações da Diocese de Caetité, que voltem a se reunir para a oração, mantendo todos os devidos cuidados diante da realidade pandêmica. Entretanto, as visitas missionárias realizadas pelos legionários aos doentes e idosos, por enquanto não poderão acontecer. Para este momento, ressaltou o Padre Paulo, devemos fazer o que for possível, com os devidos cuidados.
Ao final da celebração, a presidente da Cúria Mãe Auxiliadora Ozay Novaes fez uma retomada histórica da caminhada da Legião de Maria na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Caculé, pois de 100 anos da fundação a nível mundial, 58 anos dessa história já foram vividos pelos legionários de Caculé. Essa festa deveria ter acontecido no dia 07 de setembro. Entretanto, por nesse dia a Paróquia de Caculé está nas comemorações ao Sagrado Coração de Jesus, mudou-se então tal festividade para 28 de novembro, um dia após o dia de Nossa Senhora das Graças.
Atualmente, as Cúrias de Caculé tem 31 praesidiuns e mais de 500 membros. Rogamos a Deus que derrame bênçãos incontáveis para a Legião de Maria, para que este Movimento continue cumprindo sua missão, como se canta no próprio hino da Legião: “para o mundo levar até Deus”.