9 de setembro de 2024
Notícias

Jubileu da Esperança e prevenção ao suicídio foram temas abordados em Assembleia de Pastoral do Regional NE3

Fotos: Sara Gomes

Em mais um dia de intensa atividade, o episcopado da Bahia e de Sergipe esteve reunido com os coordenadores de Pastoral das arquidioceses e dioceses e com os coordenadores regionais de pastorais, nesta quarta-feira (28). O encontro, que acontece na capital baiana, segue até esta quinta-feira, 29 de agosto, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), e conta com x participantes.

Como ocorre em toda Assembleia, o dia sempre inicia com a Celebração Eucarística com Laudes, que, hoje (28), foi presidida pelo bispo da Diocese de Barreiras, Dom Moacir da Silva Arantes. Em seguida, os participantes se dirigiram para o auditório, onde o bispo da Diocese de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto destacou o Jubileu da Esperança, que será celebrado em 2025.

O tema central “Igreja, escola de oração, sinal de esperança e caridade” foi abordado pelo subsecretário de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jânison de Sá. Nas assembleias, a presidência do Regional Nordeste 3 abre espaço para que todos possam participar, em uma ação verdadeira de escuta: Pastoral Carcerária, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Educação, entre outras, apontaram assuntos importantes, que mereceram atenção de todos os participantes.

Com os olhares e os ouvidos atentos, os participantes da Assembleia tiveram a oportunidade de saber mais informações sobre o projeto “Cuidar da Vida – Prevenção ao suicídio de adolescentes e jovens”, assunto conduzido pelo padre Josuel Jesus, do clero da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Embora seja um tema delicado, o sacerdote destacou a importância de se trabalhar as questões relacionadas ao suicídio junto aos jovens do Setor Juventude das arquidioceses e dioceses.

A tarde, aconteceu a reunião privativa dos arcebispos e bispos e, ao mesmo tempo, os demais participantes conversaram sobre a aplicabilidade do tema central nas pastorais, arquidioceses e dioceses, momento orientado pelo coordenador regional de Pastoral, padre Jailson Jesus.

Após a oração das Vésperas, os prelados realizaram reuniões por Províncias Eclesiásticas: Salvador  São Salvador da Bahia, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Aracaju.