12 de janeiro de 2024
JACARACÍ – NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM

Jacarací tem novo Administrador Paroquial

Por: PASCOM-Jacarací

A Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e Almas de Jacaraci-BA acolhe seu novo Administrador Paroquial o Padre Matheus Augusto Silva Souza.

Fotos: PASCOM-Jacarací

A Missa de posse aconteceu no Espaço de Eventos Santa Dulce dos Pobres e São Sebastião, que fica ao lado da Igreja Matriz, às 19h, na quarta-feira, 10 dejaneiro. A Celebração Eucarística foi presidida por Dom José Roberto Silva Carvalho, Bispo Diocesano de Caetité, e concelebrada pelos padres Izaías Afonso Silva – Paróquia de Ibiassucê, Eutrópio Aécio de Carvalho Souza – ex Administrador da Paróquia de Jacaraci, e atualmente residindo na Capital Mineira, Paulo Henrique Neves de Souza – Paróquia de Caculé e vigário do Vicariato Rainha dos Patriarcas, Bruno Araújo Porto – Paróquia de Boquira, José Carlos Rodrigues Pereira – Paróquia de Mortugaba, Noé Moreira de Aguiar Neto – Paróquia de Licínio de Almeida, Padre Matheus Augusto Silva Souza – Paróquia de Jacaraci, José Maria Silva – religioso da Congregação Marista e filho da Diocese, residindo em Belo Horizonte – MG.
Além dos familiares do Padre Augusto, que vieram da Paróquia de Boquira, diversas lideranças de comunidades, grupos, pastorais, movimentos da paróquia e outras representações vindas de paróquias vizinhas marcaram presença. Também foram presenças participantes: algumas Irmãs Religiosas em atividade na diocese e seminaristas, bem como autoridades locais, como o Prefeito Municipal, o Sr. Antonio Carlos Freire de Abreu com sua esposa e Primeira Dama, Srª Márcia Mota Abreu, juntamente com alguns Vereadores e Secretários(as) da administração pública.
Após a saudação inicial, feita por Dom Carvalho, procedeu-se a leitura de um resumo do histórico da caminhada pastoral da Paróquia de Jacaraci e, em seguida, o Padre Eutrópio Aécio fez a leitura do Decreto de nomeação do novo Administrador Paroquial, Padre Matheus Augusto.
Na sequência da celebração, o Padre Augusto tomou o livro dos Santos Evangelhos e proclamou a passagem de São Marcos 1,29-39, proposta litúrgica do dia. Tendo Dom Carvalho proferido a homilia, prosseguiu-se o Rito da Posse, com a Profissão de Fé, Juramento de Fidelidade de Ofício, Renovação das Promessas Sacerdotais, Entrega dos Documentos e leitura da Ata conduzida pelo vigário do Vicariato, Padre Paulo Henrique.
Ao final da celebração, a Paróquia manifestou sua acolhida ao Padre Augusto, novo Administrador Paroquial, e prestou cordiais homenagens e agradecimentos ao Padre Izaías Afonso pelo precioso e salutar serviço de atendimento pastoral e litúrgico à Paróquia durante o período de um ano e quatro meses, bem como a Dom Carvalho, pela solidariedade de sua presença paternal e abnegada assistência à comunidade paroquial no mesmo período.