Os bispos do Brasil irão se reunir para 55ª Assembleia Geral da CNBB, de 26 de abril a 04 de maio de 2017, em Aparecida (SP). As discussões, estudos e decisões serão em torno do tema “Iniciação Cristã”.
O presidente da CNBB, cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF), explicou a necessidade de se trabalhar esse tema. “Vamos recordar que estão em vigor as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja e nelas uma das cinco prioridades é a Igreja como casa da iniciação cristã. Então, a Assembleia deste ano pretende trabalhar de maneira especial esse desafio […] A iniciação cristã se aplica àqueles que estão sendo iniciados na fé, sejam crianças, adultos, ou jovens. Nós estamos precisando dar mais atenção à iniciação cristã, isto é, à catequese primeiramente, mas também aos ritos de iniciação cristã, a começar do Batismo que precisa ser mais valorizado, melhor preparado e vivenciado”, explanou.
Além do tema central, os bispos devem discutir ainda assuntos referentes ao Ano Mariano, aos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida, ao Sínodo dos Jovens, entre outros.
A 55ª Assembleia Geral da CNBB é o maior encontro do episcopado brasileiro. Mais de 300 bispos ativos e eméritos, dos dezoito regionais da CNBB, participam dos trabalhos da Assembleia Geral.