18 de junho de 2021
DIOCESE

Diocese de Caetité realiza formação litúrgica pelo youtube

Por Priscila dos Santos/Pascom Brumado

Nos dias 15 e 16 de junho, às 19h30, através do canal do Youtube da Pastoral da Comunicação da Diocese de Caetité, aconteceu a formação litúrgica diocesana com o tema “Ministério e Celebração da Palavra”. Este momento é o primeiro módulo de estudo deste ano. No dia 15, houve a apresentação do documento 108 da CNBB – Ministério e Celebração da Palavra -, já no dia 16, o tema foi “Mistagogia da liturgia da Palavra”.

Divulgação

O público-alvo desses encontros corresponde a todos aqueles que exercem um ministério na Liturgia, como padres, leigos e leigas, leitores, salmistas, músicos e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. O padre Antônio Meira mediou o primeiro dia de formação e acolheu a todos (as) presentes virtualmente.

No primeiro dia, o padre Antônio fez um breve percurso sobre a trajetória de Dom Armando, convidado da noite, que cumprimentou, de início, todos que fizeram parte da caminhada eclesial da Diocese de Caetité-BA. Logo após, iniciou a reflexão a respeito do documento 108 da CNBB: Ministério e Celebração da Palavra.

Ele destacou algumas ideias contidas, tais como: pregar, proclamar, anunciar, testemunhar e exortar, o que expressam compromisso com a palavra de Deus. Ainda lembrou que a nossa formação é contínua e citou a sacramentalidade da Palavra. Ao findar, sugeriu às famílias o seguinte: todas as noites, sentem em torno da palavra e façam a leitura de um capítulo do Evangelho, realizem comentários, depois peçam perdão uns para com os outros, façam a oração do Pai Nosso, Ave Maria e digam um para os seus do amor que sentem.

Já no segundo dia de encontro, Luan Vinícius mediou e padre Antônio Meira, palestrante, discorreu acerca do tema “Mistagogia da liturgia da Palavra”. O padre lembrou da experiencia o encontro com o mistério de Deus e, para isso, proclamou o prólogo de São João. Logo após, mencionou o significado etimológico da palavra “mistagogia”.

Depois citou: Deus fala ao coração da comunidade de fé. Visto isso, os ritos, sinais, gestos e palavras na liturgia, têm sentido na sagrada escritura. Em seguida, recordou a leitura do evangelho de Lucas, no qual Jesus se encontrava na sinagoga, sendo o centro e sentido da sagrada escritura. O sacerdote ainda destacou a importância do silêncio, como parte da celebração e é necessário, portanto, nos educarmos para isso, pois assim escutamos o falar de Deus em nosso coração.

Ao término dos dois encontros, houve a leitura das mensagens dos internautas e algumas considerações do padre Sátiro, acerca da importância da formação. E no último dia, o bispo Dom José Roberto Silva Carvalho também disse o quão precioso é o momento presente para a Diocese de Caetité-BA. Ainda destacou: é necessário celebrações que nos coloquem em profunda comunhão com Deus e a liturgia deve ser entendida como um mistério e nós devemos deixar o espírito santo nos conduzir. Depois, padre Antônio Meira fez o convite para o segundo módulo de estudo, em setembro, padre Sátiro falou da agenda formativa para a Diocese e depois a live foi finalizada, nos dois momentos, com a oração do hino da noite, da liturgia das horas, e benção final.