Na última sexta-feira (31), devotos da paróquia Nossa Senhora da Glória celebraram a Solenidade festiva de sua padroeira em Riacho de Santana, finalizando os festejos em louvor a Senhora da Glória.
Durante os 31 dias do mês de maio, os paroquianos se reuniram para celebrações da Trintena, que teve como tema: “Com Maria caminhemos juntos rumo ao jubileu, na Oração e na Fraternidade”, que foi escolhido para meditarmos, neste ano em que nossa Igreja é convidada a celebrar o ano da oração. Maria, mulher do silêncio e da oração, nos ensina a seguir seu exemplo, e sermos pessoas ouvintes e orantes.
A Missa Solene foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, que em sua homilia conduziu centenas de fiéis a um momento de reflexão, sobre como Nossa Senhora ensina seus filhos, a serem solidários, altruístas e fiéis ao chamado de Deus, assim como ela foi.
O Evangelho proclamado, levou o bispo a passar àquelas pessoas, o quão é importante a partilha das bênçãos de Deus. Maria, após seu Sim ao anjo Gabriel e a Deus, foi compartilhar sua graça, com sua prima Isabel, demonstrando sua solidariedade ao olhar para o próximo, além de si mesma.
Ainda de acordo as palavras de Dom Carvalho, é de suma importância que os cristãos estejam em comunhão com Deus, e essa comunhão surge quando o espírito se encontra em atitude orante.
A meditação do Pai Nosso, a oração que o próprio Jesus nos ensinou, é o primeiro passo para o encontro espiritual com Deus.
Segundo o Bispo diocesano, esses 31 dias de preparação para festa em louvor a Nossa Senhora da Glória serviram também para preparar os paroquianos para o jubileu de 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo, que será celebrado no próximo ano.
O tema da Trintena voltado para Maria como mulher orante, teve como objetivo conduzir os fiéis a se prepararem por meio da oração, ao momento que irão vivenciar no ano seguinte.
Após a celebração ocorreu a tradicional procissão pelas ruas da cidade. Com muita alegria e louvores, Nossa Senhora da Glória, foi coroada!