28 de julho de 2018
BRUMADO - NOSSA SENHORA APARECIDA E SÃO CRISTÓVÃO

Festejo em louvor a São Cristóvão é celebrado em Brumado

Por Priscila Santos/PASCOM Brumado

Foto: Zilmar Santana

Motivada pela devoção ao santo protetor dos motoristas, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, em Brumado, realizou, entre os dias 16 a 24 de julho, as celebrações do novenário em honra ao santo co-padroeiro da paróquia. Durante esses dias, o tema central foi o “Itinerário da iniciação à vida cristã”, baseado no Projeto Diocesano de Pastoral.

Dentro dessa proposta, a cada noite foram refletidos os seguintes subtemas: “O anúncio (Querigma)”; “O encontro (Nicodemos)”; “O chamado (Os Doze)”; “A conversão (Zaqueu)”; “O Batismo (Homem Novo)”; “A Comunidade (As Bem Aventuranças)”; “A Eucaristia (O Alimento)”; “O Testemunho (Crisma)” e “A Diaconia (Caridade)”.

Nesse período de aprendizado catequético, a participação dos devotos foi grande. Dentre os celebrantes, a paróquia recebeu as CEB’s (Comunidades Eclesiais de Base) São Cristóvão, São Vicente, Nossa Senhora da Conceição, Liturgia Paroquial, Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida (Vila Presidente Vargas), São Francisco Xavier e São José (Campo Seco), além de convidados de grupos, pastorais e movimentos das Paróquias de Brumado.

O novenário contou com a presença dos padres Anderson de Oliveira, Cleonídio Alves, Jordano Viana e Osvaldino Barbosa. A cada noite foi dada a benção com o Santíssimo Sacramento.

No dia da grande festa (25), um grande número de devotos participou da procissão de encerramento dos festejos, saindo da Vila Presidente Vargas, com a benção dos carros na Avenida Centenário e contou com a participação de vários motoristas e motociclistas, que acompanharam a imagem de São Cristóvão até a Igreja Matriz. Logo após, houve a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada pelos padres Edson Rocha e Jordano Viana.

Segundo Dom Carvalho, “é necessário fazer uma retrospectiva do que foi meditado durante o novenário, em especial o martírio, a diaconia e a comunhão, pois esses três pontos, são marcantes na vida de São Cristóvão e também devem ser na nossa, cristãos atuais”, destacou o bispo.

O sentimento de alegria tomou conta dos fiéis da comunidade Cristã Católica e nessa mesma vertente, devemos permanecer, pois somos, a todo instante, convidados ao banquete do Senhor. Como servos Dele e assim como o glorioso mártir São Cristóvão, devemos “carregar Cristo” de modo que haja a propagação do seu reino a todos.

A data de 25 de julho, dia da grande festa, é marcada pelos brumadenses pela memória que fazem ao grande mártir São Cristóvão. Conhecido também como o protetor dos viajantes, Cristóvão significa aquele que leva Cristo.