Brilhante é a palavra mais adequada para descrever o encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição no último domingo em Macaúbas.
O tema central foi “Com Maria somos peregrinos da esperança”.
Houve alvorada com a Filarmônica que nesse dia completou 78 anos de fundação, Missa de Comunhão Geral, o tradicional Leilão de Bezerros, Missa Solene, Procissão, Coroação da Imagem de Nossa Senhora, Consagração a Nossa Senhora, nomeacão dos procuradores de 2025 e o abaixamento do Mastro da Festa de 2024. Tudo de forma grandiosa, e com a reforma da Matriz bem avançada.
Na reflexão da Missa Solene, o Pároco Padre Osvaldino Bardosa, que presidiu a solenidade, destacou a plenitude de Maria na História da Salavaçao. Começando pelo Gênesis lembrando do pecado de Adão e Eva, que representa a humanidade, que muitas vezes também não é capaz de assumir as consequências do pecado, passando pelo episódio da visita do Anjo Gabriel que a chamou de “Cheia de Graça”, citou vários clássicos católicos como Santo Irineu “o nó da desobediência de Eva foi desatado pelo sim de Maria” e concluiu lembrando São LuÃs Maria Monfort que disse que a “quem Deus quer fazer muito santo o faz devoto de Maria”, relacionando essa ideia ao povo de fé de Macaúbas.
Por fim destacaram-se também os agradecimentos que a representante da comissão de 2024 e o Padre Osvaldino fizeram no encerramento, citando a importância do envolvimento de todos os movimentos e pastorais da Paróquia, e da generosidade de todos os membros da Comissão da Festa.