As imagens escolhidas não são exatamente as mesmas que foram utilizadas na beatificação, em 2000, porque – explicou – com a canonização dos dois videntes é importante que os retratos oficiais sejam capazes de transmitir o tipo de relacionamento que Francisco e Jacinta tiveram com Deus: “Têm um caráter devocional”, disse.
Da fachada da BasÃlica serão visÃveis de qualquer ponto do Recinto do Santuário.
A Irmã Ângela Coelho, Postuladora da Canonização de Francisco e Jacinta, sublinhou que se pretendeu também que as imagens oficiais não fossem muito diferentes das imagens a que as pessoas se habituaram a identificar como sendo as dos dois Pastorzinhos.
Na representação das candeias que as imagens apresentam, ela disse que foram escolhidas as luzes que mais se identificam com cada um dos videntes: “Jacinta gostava mais da candeia de Nossa Senhora, a Lua; Francisco mostrava especial predileção pela vela de Nosso Senhor, o Sol”.
A artista, SÃlvia PatrÃcio, sublinhou a grande responsabilidade que o convite da Postulação representou e disse que o seu principal objetivo foi conseguir transmitir aquilo que para ela foram caraterÃsticas da vida nada fácil das duas crianças: o sofrimento e o acreditar numa causa.
“Queria que o olhar deles comunicasse algo e transmitisse o que sentiam. E que as pessoas, ao olhar para as imagens, sintam alguma coisa coisa”, referiu.
Francisco e Jacinta serão canonizados pelo Papa Francisco na missa do dia 13 de maio, na primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições.
(CM)
(from Vatican Radio)