O primeiro momento da agendo do Papa no Santuário será a visita à Capelinha, onde Nossa Senhora 100 anos atrás apareceu a Lúcia, Francisco e Jacinta, os futuros dois santos mais jovens da Igreja e cuja cerimônia de canonização será precisamente na Cova da Iria, neste sábado de manhã.
Ainda na noite de hoje Francisco, peregrino da esperança e da paz, presidirá à bênção das velas e à meditação do Terço na Capelinha com início às 21h30, hora local. O Papa também dirigirá uma saudação aos peregrinos.
Amanhã o grande dia com o ápice da peregrinação. A Santa Missa com a canonização de Francisco e Jacinta.
São mais de 6 mil os agentes de polícia que estarão cuidando da segurança do Papa Francisco e dos mais de 600 mil peregrinos, (alguns falam de um milhão) esperados nestes dois dias em Fátima.
A chegada do Papa a Portugal é acompanhada de chuva em todo o país. Há previsão de melhoria gradual das condições meteorológicas até o final do dia.
Amanhã de manhã, dia da canonização dos pastorzinhos são esperadas chuvas ligeiras.
Todavia, entre os milhares de peregrinos provenientes de mais de 30 países do mundo, estão os “irmãos na fé” da Associação Ecumênica Amigos de Fátima.
O Bispo de Leiria-Fátima, Dom Antônio Marto, e o Reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, deram as boas-vindas aos membros da Associação, uma organização da Igreja Anglicana inglesa que anualmente peregrina a Fátima nos dias 12 e 13 de maio.
A delegação anglicana ofereceu uma imagem de Nossa Senhora de Walsingham, localidade da zona de Norfolk, Inglaterra, um dos mais importantes santuários marianos do país. Foram ainda oferecidas três pinturas com perspectivas diferentes da Cruz Alta.
De Fátima, para a Rádio Vaticano, Silvonei José.
(from Vatican Radio)